Informatica

Urgência e Emergência


Ampliação ou inauguração de novas unidades de saúde no Estado visando os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, o aumento da expectativa de vida do brasileiro e a diversificação de áreas que necessitam de um profissional de enfermagem, abrem um grande leque de oportunidades aos enfermeiros. Dentro desse mercado, existem áreas que podem ser mais exploradas pelo baixo número de profissionais especializados, como a Geriatria e a Docência.

“Os enfermeiros estão se formando e seguindo para urgência e emergência, esquecem de áreas fundamentais como a Geriatria, onde a carência de profissionais especializados é grande e também tem a educação”, comenta a enfermeira Simone Assam, que também é gerente de Enfermagem do Hospital São Lucas, que faz parte da rede credenciada preferencial do Hapvida em Manaus.

A enfermeira Elielza Guerreiro Menezes, que é professora Faculdade Literatus (UniCel), diz que o mercado para o enfermeiro é muito promissor, uma vez que pode atuar em diversas áreas. “As faculdades, que estão expandindo seus cursos, precisam muito de profissionais com especialização, mestrado ou doutorado, mas têm dificuldade de preencher as vagas”, assinala. Só em Manaus, oito instituições de ensino superior oferecem o curso de Enfermagem. Além disso, as unidades de saúde, tanto pública quanto privadas, estão buscando profissionais especializados em função da própria exigência do cidadão, que procura um tratamento e atendimento diferenciados.

Áreas de atuação

Os enfermeiros podem trabalhar em unidades de saúde, creches, instituições para idosos, em empresas (atuando na Medicina do Trabalho ou Saúde Ocupacional), na área da Medicina Intensiva, como professores ou gestores. “O mercado é amplo e tem oferta de vaga, inclusive no interior do Estado”, assegura Milena Santos, que está estudando para se tornar uma enfermeira. Para ela, o desafio da profissão é a humanização. “Às vezes, no dia-a-dia, o profissional de saúde perde um pouco aquele tratamento mais humano e é isso que temos que trabalhar todos os dias para não cair nessa armadilha”, comenta.

Acyane do Valle

Comentários