Informatica

Fogão Campeão Carioca


Num jogo emocionante, o Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 1, neste domingo, no Maracanã, e conquistou o título da Taça Rio. Como tinha vencido também a Taça Guanabara, o Botafogo tornou-se o campeão carioca de 2010, eliminando a disputa da final do campeonato.

Para conquistar o 19º título estadual de sua história, o Botafogo precisou acabar com uma escrita de derrotas para o Flamengo na decisão do Campeonato Carioca. Nos últimos três anos, o time botafoguense perdeu a final justamente para o rival flamenguista. Dessa vez, porém, deu Botafogo. E os dois reforços estrangeiros da equipe - o argentino Herrera e o uruguaio Loco Abreu - tiveram papel decisivo, deixando o gramado do Maracanã como os heróis botafoguenses. Foram deles os gols do time na final.

Envolvido em várias polêmicas nas últimas semanas, o atacante Adriano perdeu um pênalti no segundo tempo e impediu a reação do Flamengo. Assim, deixou o campo vaiado e sob ofensas dos flamenguistas, o que só aumenta a crise interna vivida atualmente na Gávea. “Tudo fruto de um trabalho sério, onde a confiança jamais foi quebrada, quero ganhar o Carioca por mais dez anos”, disse o técnico Joel Santana, que comemorou neste domingo o oitavo título da competição - três pelo Vasco, dois no comando do Flamengo, um no Fluminense e ainda outro quando treinava o Botafogo em 1997.

Na partida, houve destaques individuais pelo lado do Bota, como os autores dos gols e o goleiro Jefferson, que defendeu o pênalti de Adriano e ainda fez mais três ótimas defesas. O Flamengo, por sua vez, pagou o preço pela soberba de alguns de seus atletas. O time perdeu por causa de dois pênaltis cometidos infantilmente pela zaga. No primeiro, aos 23 minutos da etapa inicial, o argentino Herrera cobrou rasteiro e enganou Bruno.

Em desvantagem, o Flamengo partiu para o ataque. E Vágner Love empatou aos 45 minutos do 1º tempo. Mas o panorama na segunda etapa não mudou. O Botafogo continuava jogando com mais vontade. Assim, o gol do título veio num pênalti de Maldonado em Herrera, bem batido pelo uruguaio Loco Abreu.

MINUTOS FINAIS

A aflição tomou conta dos dois lados. Aos 33, o Flamengo teve a chance do empate, que levaria a decisão para os pênaltis. Mas Adriano bateu mal o pênalti e Jefferson defendeu. Depois disso, o Botafogo tratou de tentar segurar a bola. Enquanto isso, o Flamengo atacava, embalado pela torcida. Petkovic teve uma boa chance, aos 43 minutos, mas não aproveitou. Num contra-ataque, Caio teve a chance de fazer o 3º e acabar com a agonia botafoguense. Não foi feliz. Logo, porém, ele estaria abraçado aos colegas para ouvir das cadeiras e arquibancadas o belo hino do Botafogo, composto por Lamartine Babo. (AE)

Comentários