Informatica

Ex Deputado Wallace preso em São Paulo


Hoje no Jornal Acritica

Wallace Souza está internado desde novembro do ano passado. Ele foi transferido para São Paulo no último dia 18
Agentes da Polícia Federal de São Paulo cumpriram ontem o mandado de prisão contra o deputado estadual cassado Wallace Souza, que está internado há mais de 15 dias no Hospital Bandeirantes, na capital paulista. A informação foi dada pelo superintendente da Polícia Federal do Amazonas, o delegado Sérgio Fontes.
Wallace Souza está com prisão decretada desde sexta-feira, pelo juiz federal da seção judiciária de Montes Claros, em Minas Gerais, José Gustavo Serra de Macedo Costa. Mas o caso tramita na 2ª Vara da Justiça Federal do Amazonas e refere-se a um suposto plano de assassinato da juíza federal Jaiza Maria Fraxe. O mandado só foi cumprido no final da tarde e ontem, devido o estado de saúde do deputado cassado.
Sérgio Fontes informou que, a partir de agora, Wallace é preso de Justiça e que vai ficar sob escolta policial - dois agentes vão ficar no hospital enquanto ele permanecer lá. Ele só poderá receber visitas dos médicos e de familiares em dias estabelecidos pela Justiça e o acesso dele ao telefone está vedado.
Ainda de acordo com o superintendente, até ontem ainda não era possível dizer onde o ex-deputado vai ficar preso depois que sair do hospital, se acaso receber alta médica. Por enquanto ele vai permanecer onde está. “Quem vai decidir isso é a Justiça. Nós estamos aqui só para cumprir as ordens judiciais”, explicou Fontes.
Plano de morte
O esquema para assassinar a juíza Jaiza Fraxe foi denunciado pelo ex-segurança de Wallace Souza, o ex-policial militar Moacir Jorge da Costa, o “Môa”. Ele revelou à polícia que o mesmo teria a participação de Wallace, do filho dele Raphael Souza e de policiais civis e militares, como coronel da PM Felipe Arce.
No dia 6 de outubro do ano passado, o deputado cassado teve a prisão temporária decretada pelo juiz da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute), Mauro Antony, pelo crime de associação para o tráfico.
Antony justificou a ordem de prisão de Wallace dizendo que no curso das investigações ele é citado como mentor da suposta organização criminosa investigada pela força-tarefa criada pelo Ministério Público Estadual e a Polícia Civil. “Seria um contra-senso manter as demais pessoas envolvidas no caso presas e o suposto chefe da organização em liberdade”, disse o magistrado, na época.
Ele também teve a prisão decretada pela juíza do 1º Tribunal do Júri Mirza Telma Oliveira, acusado de ter participado do assassinato do suposto traficante de droga Cleomir Bernardino, o “Caçula”, em janeiro de 2007. Nas duas situações ele conseguiu aguardar o julgamento em liberdade.

Comentários