Informatica

Dia 24 tem mobilização para vacinação de idosos e contra o vírus H1N1

Foto: Agecom - AM
No Amazonas mais de 481.273 pessoas ja foram imunizadas contra a doença

A Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) realiza no sábado, 24, uma ação concentrada de vacinação dos idosos e nova fase da campanha contra o vírus H1N1, e recomenda os secretários municipais dos 61 municípios do Amazonas a aproveitarem a mobilização para vacinar os grupos de risco das suas cidades.

Segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização, Izabel Nascimento, o objetivo da ação é aproveitar a mobilização e alcançar aquelas pessoas que estão dentro dos grupos de risco e que ainda não receberam uma dose da vacina.
“Nós estamos orientando as coordenações municipais para que aproveitem a movimentação da vacinação dos idosos e vacinem também as pessoas dos grupos de riscos que devem ser imunizados contra a H1N1”, explica.

Protocolo

Segundo o protocolo de vacinação contra a H1N1, do Ministério da Saúde, devem receber uma dose da vacina, as crianças com idade entre seis meses e dois anos, os adultos de 20 a 39 anos, as gestantes, os portadores de doenças crônicas, os indígenas e os trabalhadores da área de saúde.

A coordenadora explica que os índices de vacinação contra a H1N1 ainda estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o estado e que a orientação é utilizar todas as estratégias possíveis para que todas as pessoas que pertencem aos grupos de risco sejam vacinadas.
“No Amazonas nós precisamos vacinar cerca de 1.800.000 pessoas e estamos trabalhando para alcançar essa meta”, disse.

De acordo com Izabel, as barreiras geográficas são as maiores dificuldades encontradas pelas equipes de imunização nos municípios do interior do estado. “As comunidades estão localizadas em áreas distantes da sede do município, com grandes dificuldades de acesso, mas nossas equipes não medem esforços e estão gradativamente alcançando todas as comunidades”, disse.

Números

Dados do Sistema Nacional de Imunização (SNI) mostram que até a segunda-feira, 19 de abril, 481.273 pessoas haviam sido imunizadas contra a doença no estado, o que representa 28% da meta estabelecida. De todos os grupos a serem alcançados os que apresentam os menores índices de vacinação são o de gestantes e o de adultos com idade entre 20 e 29 anos, com 44% e 32% do total de pessoas a serem vacinadas, respectivamente. Em Manaus foram vacinadas 244.664 pessoas, o que representa 29% da meta.

Izabel Nascimento alerta que a vacina é um método de prevenção seguro e eficaz e que as pessoas que pertencem aos grupos de risco devem procurar uma unidade de saúde e tomar a vacina.
“A vacina é altamente segura e eficaz na prevenção da doença e todas as pessoas que estão dentro dos grupos de riscos devem ser imunizadas, evitando o aumento no número de casos da doença e criando uma barreira de proteção”, informa Izabel.

A coordenadora explica ainda que não há contra indicação para a vacina e também que não há registro de casos de reações adversas graves ou complicações de saúde após a aplicação da vacina.

Comentários