Informatica

Rio Negro a 2 metros e 64 centímetros da maior vazante de todos os tempos

Depois de bater o recorde de enchente, este ano, o rio Negro pode atingir o extremo oposto: a maior vazante. Neste momento, de acordo com a régua que mede o nível das águas no porto do Roadway, faltam apenas 2 metros e 30 centímetros para atingir os 13 metros e 64 centímetros de 1973, a maior seca.
O nível, ontem, estava em 15 metros e 94 centímetros, a apenas 6 centímetros da chamada “cota de emergência”, quando órgãos como a Defesa Civil Estadual, precisam ser avisados para entrar em ação nos Municípios interioranos.
A realidade, porém, mostra que a necessidade dessa intervenção já faz parte da realidade amazonense.
Em Manaquiri, por exemplo, nos arredores de Manaus, repete-se a mortandade de milhares de toneladas de peixes, o abastecimento de água está ameaçado, as aulas na Zona Rural foram suspensas e o prefeito Jair Souto decretou Estado de Emergência.
No Alto Rio Negro, o prefeito Pedro Garcia informa que é quase possível atravessar de um lado para o outro do rio a pé. O Negro virou apenas um igarapé, segundo ele. Os balseiros, que levam os víveres responsáveis pelo abastecimento de toda aquela região, anunciaram na semana passada que fizeram a última viagem.
Os rios da Amazônia costumam começar a subir em meados de dezembro. Por enquanto, a natureza está dando um banho. Em plena vazante.
Com Informações da Rádio CBN

Comentários