A obra da segunda maior ponte em ambiente de água doce do mundo avança sobre o rio Negro
A ponte que está sendo construída sobre o rio Negro, para ligar Manaus, a capital do Amazonas, a Iranduba e outros municípios, atinge esta semana os primeiros mil metros de pista dos 3,6 mil metros de extensão.
No total, 15 vãos já estão totalmente prontos e concretados. Destes, cinco já receberam vigas e nas próximas horas os tabuleiros das pistas vão ser concretados. Somados, os 20 vãos totalizam 900 metros de pista, uma vez que cada um deles tem 45 metros, levando em consideração o espaço existente entre um vão e outro, onde ficam as pilastras de sustentação. Por conta disso, a pista da ponte atinge um quilometro de extensão sobre o rio Negro a partir de Manaus.
O avanço da obra é visível para quem faz hoje a travessia e passa nas balsas entre as enormes estruturas da segunda maior ponte em ambiente de água doce do mundo, perdendo apenas para a de Ciudad Bolivar, na Venezuela, construída sobre o rio Orinoco. Implantada sobre o segundo maior rio do mundo em volume de água e, coincidentemente, no ano em que o Negro registrou a maior cheia já registrada em todos os tempos, a ponte tem outra marca para comemorar.
Das 246 estacas que compõem a obra, 224 já foram cravadas. “Faltam apenas 22 estacas, ou camisas de ferro, como também são chamadas, para implantar em definitivo as fundações da ponte”, diz o secretário da Região Metropolitana de Manaus, René Levy. As 22 estacas restantes devem ser implantadas na margem direita do rio Negro durante o mês de janeiro.
A partir de então, o trabalho será concentrado na implantação das pilastras, das vigas e do vão central, onde vão passar grandes barcos de turismo. Ao lado disso, serão executados também os trabalhos de elevação do terreno a partir da Ponta do Brito até a estrada Manuel Urbano juntamente com a urbanização das estradas de acesso. Em agosto do próximo ano ou no máximo em setembro, a ponte estará definitivamente concluída e será o fim do sofrimento para centenas de milhares de pessoas que dependem hoje ainda da travessia por balsa entre uma e outra margem do grande rio.
“Quando a ponte for inaugurada, um novo tempo estará começando, que consolidará o projeto da Região Metropolitana de Manaus e possibilitará a integração entre a capital e dezenas de municípios do interior, levando desenvolvimento econômico de forma mais acelerada em toda aquela área”, destacou o governador Eduardo Braga, ao parabenizar operários e engenheiros pela conclusão dos primeiros mil metros de pista sobre o rio Negro.
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