Transporte para a Copa de 2014 vai ser híbrido
A CRÍTICA
A partir de uma solução técnico-política entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, o Ministério das Cidades recebeu ontem a proposta do Amazonas de mobilidade urbana para a Copa de 2014. Os secretários de planejamento do Estado e do Município de Manaus, Denis Minev e Américo Gorayeb, respectivamente, anunciaram o sistema híbrido de transporte a ser construído na capital a partir do próximo ano: monotrilho e o Bus Rapid Transit (BRT).
A partir de hoje, as secretarias de Planejamento estadual e municipal estão disponibilizando os projetos técnicos dos dois sistemas para imprensa, instituições e à sociedade amazonense.
“O Governo Federal vai analisar essa proposta que é um consenso entre os técnicos da Prefeitura de Manaus e Governo do Estado, sobre a qual o prefeito Amazonino Mendes e o governador Eduardo Braga bateram o martelo. O sistema híbrido é eminentemente técnico e nada tem a ver com política”, declarou o secretário Américo Gorayeb na saída da “sabatina” com o secretário nacional de mobilidade urbana, do Ministério das Cidades, Luís Carlos Bueno.
Segundo o secretário municipal de planejamento, o BRT e o monotrilho vão custar em torno de R$ 2 bilhões e ele não soube informar quanto o Governo Federal vai investir no projeto. Tanto o prefeito Amazonino Mendes quanto o governador Eduardo Braga vêm mantendo conversas com o Palácio do Planalto sobre os investimentos federais no Amazonas para a Copa do Mundo.
O BRT promete ser um sistema de transporte rápido com 52 quilômetros de extensão e deverá atender, principalmente, às zonas Norte, Leste e Oeste, perfazendo um anel viário em toda a cidade e por corredores exclusivos. A tarifa será única e integrada.
Américo Gorayeb informou que a partir da decisão do Ministério das Cidades, com a sinalização e liberação dos recursos, inicia-se o processo de licenciamento ambiental, licitação para que obras comecem no próximo ano. O projeto BRT foi elaborado e vai ser desenvolvido pela Prefeitura de Manaus.
Aeroporto
O governador Eduardo Braga também se reuniu ontem, em Brasília, com Murilo Marques Barboza, presidente da Infraero. Braga solicitou que a estatal acelere a conclusão do projeto de ampliação do aeroporto Eduardo Gomes. O projeto tem previsão de investimento de R$ 793 milhões. A intenção de Braga é abreviar a entrega do projeto básico para que seja possível realizar a licitação sem o comprometimento do cronograma das obras. Desta forma, o novo aeroporto estará pronto em maio de 2013, tempo hábil para receber os turistas na Copa das Confederações em junho do mesmo ano.
A partir de uma solução técnico-política entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, o Ministério das Cidades recebeu ontem a proposta do Amazonas de mobilidade urbana para a Copa de 2014. Os secretários de planejamento do Estado e do Município de Manaus, Denis Minev e Américo Gorayeb, respectivamente, anunciaram o sistema híbrido de transporte a ser construído na capital a partir do próximo ano: monotrilho e o Bus Rapid Transit (BRT).
A partir de hoje, as secretarias de Planejamento estadual e municipal estão disponibilizando os projetos técnicos dos dois sistemas para imprensa, instituições e à sociedade amazonense.
“O Governo Federal vai analisar essa proposta que é um consenso entre os técnicos da Prefeitura de Manaus e Governo do Estado, sobre a qual o prefeito Amazonino Mendes e o governador Eduardo Braga bateram o martelo. O sistema híbrido é eminentemente técnico e nada tem a ver com política”, declarou o secretário Américo Gorayeb na saída da “sabatina” com o secretário nacional de mobilidade urbana, do Ministério das Cidades, Luís Carlos Bueno.
Segundo o secretário municipal de planejamento, o BRT e o monotrilho vão custar em torno de R$ 2 bilhões e ele não soube informar quanto o Governo Federal vai investir no projeto. Tanto o prefeito Amazonino Mendes quanto o governador Eduardo Braga vêm mantendo conversas com o Palácio do Planalto sobre os investimentos federais no Amazonas para a Copa do Mundo.
O BRT promete ser um sistema de transporte rápido com 52 quilômetros de extensão e deverá atender, principalmente, às zonas Norte, Leste e Oeste, perfazendo um anel viário em toda a cidade e por corredores exclusivos. A tarifa será única e integrada.
Américo Gorayeb informou que a partir da decisão do Ministério das Cidades, com a sinalização e liberação dos recursos, inicia-se o processo de licenciamento ambiental, licitação para que obras comecem no próximo ano. O projeto BRT foi elaborado e vai ser desenvolvido pela Prefeitura de Manaus.
Aeroporto
O governador Eduardo Braga também se reuniu ontem, em Brasília, com Murilo Marques Barboza, presidente da Infraero. Braga solicitou que a estatal acelere a conclusão do projeto de ampliação do aeroporto Eduardo Gomes. O projeto tem previsão de investimento de R$ 793 milhões. A intenção de Braga é abreviar a entrega do projeto básico para que seja possível realizar a licitação sem o comprometimento do cronograma das obras. Desta forma, o novo aeroporto estará pronto em maio de 2013, tempo hábil para receber os turistas na Copa das Confederações em junho do mesmo ano.
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