Informatica

Estudantes terão acesso à ajuda integral e parcial

Prefeito Amazonino Mendes ressalta que estudantes terão curto prazo para se inscrever: até o próximo domingo, 16

A CRÍTICA

Estudantes com renda familiar de até quatro salários mínimos - R$ 1.860,00 - têm até o dia 16 de agosto para se inscrever no programa municipal Bolsa Universidade, lançado ontem pelo prefeito Amazonino Mendes, e que oferece uma média de 3 mil bolsas de estudo integrais e parciais em universidades particulares de Manaus para estudante de baixa renda.
De acordo com o secretário municipal de Projetos Especiais e Gestão Tecnológica, Sidney Leite, oito das instituições de ensino particulares da capital já aderiram ao projeto, que prevê a isenção de débitos tributários das universidades junto ao município, mediante a compensação por meio de oferta de bolsas de estudo, na mesma proporção de valores.
Leite alertou os candidatos sobre o curto prazo para efetuar as inscrições - pelo portal http://bolsauniversidade.manaus.am.gov.br -, que encerra na noite de domingo. “Depois de se inscrever pela Internet, o candidato deverá levar seus documentos à instituição onde deseja estudar, do dia 12 até o dia 19, quando esse processo será encerrado”, informou.
De acordo com ele, a lista com os aprovados deve ser divulgada no dia 25 de agosto. Sidney ainda explicou que, após aprovado no programa, o estudante terá direto às bolsas de estudo até a conclusão do curso, desde que não tenha nenhuma reprovação por falta ou nota. “Caso isso aconteça, ele será automaticamente excluído do programa", afirmou o secretário.
O secretário explicou que o programa prevê bolsas de valores diferentes, de acordo com a renda mensal da família. Somente os estudantes com renda familiar de até dois salários mínimos podem se inscrever na bolsa integral.
Os estudantes com renda familiar entre dois e três salários mínimos concorrem às bolsas parciais de 75%. Já os candidatos com renda familiar superior a três salários mínimos e de até quatro salários só poderão ser beneficiados com bolsas de 50% de desconto.
Segundo Leite, só poderão se inscrever pessoas que não possuam diploma de curso superior, nem estejam matriculadas em uma instituição pública de ensino superior. Já estudantes matriculados em faculdades particulares podem se inscrever no programa para continuar o curso com a isenção nas mensalidades.

Comentários