Informatica

‘Caso Wallace’ no mundo

A CRÍTICA

As denúncias de envolvimento do deputado estadual Wallace Souza (PP) com um grupo criminoso ganharam o mundo, ontem, depois que a rede de notícias internacionais BBC News publicou matéria intitulada “Polícia acusa apresentador de TV brasileiro de estar envolvido com o tráfico de drogas e de encomendar mortes para eliminar inimigos e aumentar audiência”.
A notícia, veiculada em emissoras de televisão, informa que Wallace Souza é deputado e que o parlamentar vê as acusações como uma tentativa de derrubá-lo.“Um chefe de polícia local disse ao Associated Press que a ordem de executar sempre veio do apresentador e do seu filho (Raphael Souza), e que a equipe televisiva sempre foi orientada a chegar primeiro na cena do crime”, diz a BBC de Londres.
Na matéria, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Francisco Sá Cavalcanti, afirma que “só agora a verdade ficou clara” e que “em várias ocasiões eles fabricavam os fatos, eles fabricavam as manchetes”.O diário britânico “The Independent” também publicou artigo na mesma linha e com o seguinte questionamento: “Assassinatos para audiência? Polícia brasileira suspeita de apresentador”, diz o título da matéria publicada ontem. O texto informa que Wallace Souza “é suspeito de encomendar pelo menos cinco mortes para aumentar a audiência de seu programa e provar que a região amazônica é infestada de crimes violentos”.
Outra reportagem, publicada pelo jornal britânico “The Guardian”, na quarta-feira, e assinada pelo correspondente Tom Phillips, que mora no Rio de Janeiro, afirma que “um político brasileiro que está à frente de um programa de televisão popular sobre criminalidades está sendo investigado por ordenar uma série de execuções na tentativa de aumentar audiência”.
O texto da matéria publicada pelo “The Guardian” sustenta que “promotores da remota cidade amazônica (Manaus) dizem que as ações do político foram muito além da prática jornalística, acusando Souza de ligações com o tráfico de drogas, esquadrão da morte, crime organizado e posse ilegal de armas”.
O nome do advogado Francisco Balieiro e da assessora de imprensa do deputado, Isabella Siqueira, são citados pelo “The Guardian”.O advogado Francisco Balieiro diz ao jornal que há uma “campanha política” contra Wallace Souza.
A jornalista Isabella Siqueira argumenta à publicação que o deputado estadual é perseguido por ter participado de investigações que apuraram a entrada de drogas e de armas em presídios de Manaus. Wallace foi presidente da “CPI do Sistema Penitenciário”.
O deputado Wallace Souza foi procurado na noite de ontem para comentar as notícias internacionais envolvendo seu nome, mas não foi localizado. Em discurso na ALE, pela manhã, ele voltou a negar todas as acusações. “Se Jesus Cristo voltasse a ser crucificado, o culpado seria o deputado Wallace Souza”, ironizou o parlamentar.

Comentários