Informatica

GRIPE A - Caso suspeito é descartado no Amazonas

O Comitê Estadual de Enfrentamento da Influenza A (H1N1) recebeu na manhã desta sexta-feira o resultado dos exames realizados na amostra colhida do paciente amazonense com suspeita de ter contraído o vírus da gripe suína, após viagem ao exterior.
O resultado é negativo para Influenza A (H1N1). Os exames foram realizados pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), laboratório de referência nacional para a região Norte. Com o descarte, o Amazonas permanece sem nenhum caso confirmado da doença.
Até o momento seis pessoas foram monitoradas após retornarem de viagem ao México e aos Estados Unidos, com sintomas de gripe. Todos foram liberados, após acompanhamento clínico e exames laboratoriais.
De acordo com o presidente do Comitê Estadual, Evandro Melo, o Estado continua monitorando a entrada de passageiros no aeroporto internacional Eduardo Gomes e nos portos da capital, além de ter estendido as ações de controle para a área de fronteira com a Colômbia e o Peru.
Ele destaca que o vírus A (H1N1) tem alta transmissibilidade e grande velocidade de deslocamento mundial e que no Amazonas, é prioridade prevenir a entrada e retardar a circulação do vírus, especialmente em Manaus, que recebe vários vôos nacionais e internacionais.
Apesar do risco, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda restrição às viagens internacionais e orienta os viajantes procedentes de países afetados que procurem atendimento médico ao apresentarem sintomatologia compatível com a Influenza A(H1N1), até 10 dias após o retorno desses locais.
O Comitê Estadual reitera a necessidade de a população evitar tomar medicamentos por conta própria, pois a automedicação pode mascarar ou atenuar sintomas, além de provocar resistência ao medicamento específico para influenza. Se as pessoas sentirem alguns dos sintomas, devem procurar um serviço de saúde imediatamente.
Secretaria de Estado da Saúde - SUSAM

Comentários