Informatica

A corda começa a apertar

Do Jornal Em Tempo

O presidente do pleito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Victor Liuzzi, jogou um balde de água fria, pelo menos por enquanto, nas pretensões políticas dos 17 vereadores que tiveram suas contas rejeitadas, ontem. Motivo: pelo menos sete deles já se articulam para mudar para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no próximo ano, nas eleições para deputado estadual, e os demais já dão como certa a candidatura à reeleição para o parlamento municipal em 2012. Segundo fontes do TRE, entre as contas analisadas, há casos curiosos de políticos que informaram à corte, por exemplo, que usaram gasolina no transporte, quando o veículo de campanha era abastecido com diesel, isso sem falar dos cabos eleitorais fantasmas, entre outros casos. Da decisão, ainda cabe recurso no pleno do TRE, mas, dificilmente, os membros do Pleno suspenderão a decisão de Liuzzi. Por enquanto, a corda aperta.

Manaus Energia
A falta de energia elétrica no município de Santo Antônio do Içá levou a promotora de Justiça da comarca, Wandete Netto, a propor uma Ação Civil Pública contra a empresa Manaus Energia e seu diretorpresidente por considerar a privação de energia elétrica uma prova de descaso e desrespeito da empresa com os cidadãos daquele município. A promotora pede liminarmente que o fornecimento seja reestabelecido.

Eleição indígena
O Conselho Estadual dos Povos Indígenas, formado por 14 organizações indígenas, iniciou ontem o processo de escolha do titular da Secretaria de Povos Indígenas, que substitui a Fepi (Fundação Estadual dos Povos Indígenas). Será encaminhada às comunidades indígenas do Estado uma carta-circular, solicitando a indicação dos nomes para compor a lista tríplice, que será levada ao governador Eduardo Braga.

Pressão
O presidente da CMM, Luiz Alberto Carijó (PTB), experimentou ontem a força dos líderes estudantis, só que do lado oposto. Depois de tentar impedir a entrada da classe, acabou voltando atrás. Detalhe: o parlamentar já foi líder estudantil e já comandou várias manifestações.


‘Desespero’
Ao serem avisados de que estudantes estavam nos portões da CMM, alguns parlamentares desesperaram-se. Eles ficaram com medo de que os manifestantes repetissem a agressão do ano passado, quando jogaram tintas nos parlamentares.


Sem processos
O ex-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Hosannah Florêncio, explicou ontem que os 47 processos citados no relatório de inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não estão com ele, como foi dito pelo órgão. Na verdade, disse, os processos estavam atrelados ao seu nome, mas quando se aposentou os mesmos foram repassados a seus colegas que ficaram na ativa.


Novo aliado
O vereador Massaki Miki (PSL) definitivamente está arrumando as malas rumo à Camara dos Deputados, em Brasília. Ontem, ele usou a tribuna da CMM para falar bem e defender o prefeito Amazonino Mendes. E não era para menos. Ele recebeu a confirmação, de pessoas próximas a Amazonino, de que receberia ajuda para a eleição de 2010.


Matando a saudade
E o deputado cassado Edilson Gurgel (PRTB) despediu-se, ontem, do plenário Ruy Araújo, da Aleam. Ao sentar-se em sua antiga cadeira, perguntou: -Será que o meu nome ainda tá no painel? Será que a minha senha ainda é minha? Depois foi embora, cabisbaixo.


A culpa é da imprensa
Por falar em Gurgel, ele já arranjou um culpado pela sua condenação no TRE. Afirmou à reportagem do EM TEMPO que só perdeu seu mandato por causa da imprensa. O ex-parlamentar só esqueceu de um fato: quem migrou do PRB para o PTB, após eleito, foi ele.

Parintins
Depois de mais de uma semana de atraso, a Prefeitura de Parintins entregou, ontem, ao governador Eduardo Braga, em Barreirinha, o relatório com os nomes das famílias que estão sofrendo com a cheia do rio Amazonas. Braga foi ao município entregar cartões às vítimas da enchente. Hoje, ele segue com a equipe do governo para Anamã onde faz mais entregas.

Comentários

  1. Tem que acabar com essa farra do dinheiro publico,esses vereadoreszinhos ganham mais do que trabalham.Lambada neles.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário