Informatica

Projeto Meu Velho Amigo vai ser lançado na quinta

Despertar na comunidade escolar a consciência de que envelhecer faz parte do contexto natural da vida e que o idoso pode ser um ser participativo de uma sociedade transformadora. Com este objetivo, a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Colégio Estadual Brasileiro Pedro Silvestre, realiza na quinta-feira, dia 4 de dezembro, o lançamento do Projeto Meu Velho Amigo. A solenidade vai ser realizada às 9h, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde, avenida Carvalho Leal, 1.777, Cachoeirinha.

O projeto visa buscar no adolescente e em toda a comunidade acadêmica a valorização da terceira idade. A idéia é de que o lado humano seja visualizado e cada participante veja no idoso o seu futuro, transformando o abandono e a indiferença em uma história de amor e solidariedade. Ou seja, cada aluno adotará um idoso e realizará visitas semanais.

A UnATI favorecerá o projeto com a participação de todos os voluntários, no envolvimento de alunos, professores, pais, voluntários e funcionários nas discussões referentes à Terceira Idade, voltadas à saúde e qualidade de vida do idoso.

Durante o Projeto, será realizado curso de capacitação com os voluntários para desenvolver as atividades de pesquisas. De acordo com o diretor da UnATI, Euller Ribeiro, para implementação destas pesquisas, será realizado um treinamento específico, a partir da disponibilidade e seleção dos voluntários já cadastrado no perfil do voluntariado, nos turnos matutino e noturno.

“Desse modo, os voluntários desenvolverão pesquisa de cunho científico em cada zona geográfica de Manaus, dentre elas, destacam-se: Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Centro-sul, Zona Centro-Oeste, e Oeste”, acrescentou.

Ao longo do projeto, estão previstas as seguintes atividades: Diálogo - troca de idéias e experiências, reuniões, seminários, visitas em pontos turísticos, atividades rítmicas e expressivas – atividades físicas itinerantes, aplicação de questionários científicos quanto à: saúde, moradia, direitos do idoso, alimentação, higiene, aspectos sociais, culturais, esportivos e lazer.
portal do Governo do Amazonas

Comentários