Informatica

Aristide Furtado
A CRÍTICA

Trezentos e dezenove candidatos a vereador e comitês financeiros de um total de 862 que participaram da campanha eleitoral em Manaus deixaram de entregar ontem a prestação contas à Justiça Eleitoral.

A juíza do pleito, Maria Eunice Nascimento, tem até o dia 10 de dezembro para julgar as 543 prestações de contas apresentadas. Isso porque a diplomação dos eleitos vai ser realizada até o dia 18 de dezembro.

Os faltosos terão nova chance para entregar os documentos. Para estes, a partir de hoje, a comissão de análise das contas começa a emitir notificações dando 72 horas para regularização da pendência.

Uma das técnicas da comissão para detectar se houve caixa dois na campanha eleitoral será o confronto as informações prestadas pelos candidatos com os dados fornecidos por gráficas sobre o material publicitário que foi produzido. Outro procedimento para checar a veracidade das contas, segundo o coordenador da comissão, Rinaldo Guimarães, é o batimento do patrimônio declarado pelo candidato com os recursos próprios declarados no registro de candidatura.

Dos candidatos a prefeito, a comissão vai verificar também se a lista de cabos eleitorais pagos pelos comitês financeiros bate com as amostragens coletadas durante a campanha eleitoral. "Todos os candidatos terão oportunidade de justificar e apresentar defesa sobre possíveis irregularidades encontradas", disse Rinaldo.

Comentários