Informatica

Perspectiva aponta vitória de Amazonino no 2 turno

A Perspectiva Tecnologia da Informação traz a nova rodada de pesquisa do segundo turno, mostrando vantagem do ex-governador Amazonino Mendes sobre o prefeito Serafim Corrêa.A terceira pesquisa da Perspectiva Tecnologia da Informação realizada nos últimos três dias, apontou a total estabilidade do quadro eleitoral, com Amazonino Mendes obtendo 54% das intenções de votos, contra 40% do prefeito Serafim Corrêa. Os nulos e brancos nesta pesquisa atingiram seis pontos percentuais e os indecisos, quase zero por cento.
Considerando os votos válidos, Amazonino passa a ter 58% e Serafim 42% das intenções de voto.
A variação máxima entre as três pesquisas, foi de 2%, conforme indica o segundo gráfico. Amazonino registrou 59% na primeira pesquisa, 57% na segunda e na terceira obteve 58% dos votos válidos.
Serafim obteve 41%, 43% e agora 42%, respectivamente, comprovando que, apesar de duas semanas de intensa campanha eleitoral – principalmente com os programas de rádio e televisão em que cada candidato teve 10 minutos diários de exposição – não houve mudança no comportamento do eleitor.
Hoje à noite, acontece o único debate neste segundo turno onde todas as fichas deverão ser usadas pelo atual prefeito Serafim Corrêa.
Os dois candidatos já anunciaram que deverão passar o aniversário de Manaus com suas equipes de assessores treinando para obter o melhor desempenho.
De acordo com o pesquisador Durango Duarte, a história dos debates indica que a influência desse confronto tem um limite máximo de alteração nas pesquisas em até 2%.
A expectativa de uma abstenção fora do padrão preocupa os comandos de campanha, que se preparam para viabilizar o máximo de seus eleitores para votar no próximo domingo, dia 26 de outubro.


A pesquisa publicada hoje foi realizada pela Perspectiva e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 030/2008. A amostra é de 625 entrevistas, aplicadas entre os dias 21 e 23 de outubro de 2008, na área urbana de Manaus.
A margem de erro máxima estimada é de 3,9%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%. Isso significa que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.
A Perspectiva é uma empresa vinculada ao Conselho Regional de Administração do Amazonas e Roraima – CRA/AM/RR, sob o nº 367/PJ, ao Conselho Regional de Estatística da 1.ª Região, sob o n.º 33, e associada à Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa – Abep desde 14 de maio de 1997, sob o nº 127.

Comentários