Informatica

Jordy confirma apoio a Priante e Megale a Duciomar

BELÉM (PA) – Durante sessão realizada na manhã desta terça-feira (14), na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, o deputado Arnaldo Jordy (PPS) anunciou seu apoio e o de seu partido a José Priante (PMDB), candidato à prefeitura de Belém no segundo turno das eleições municipais. Na mesma sessão, o deputado José Megale (PSDB) anunciou o apoio do partido ao atual prefeito de Belém, e candidato a reeleição, Duciomar Costa (PTB).

Em seu pronunciamento, Jordy justificou a escolha por considerar a administração de Duciomar Costa "um desastre" e entender que "Belém precisa mudar". Ele ressaltou ainda que houve um comprometimento por parte de José Priante, em agregar algumas propostas apresentadas por ele, enquanto candidato à prefeitura, ao programa de governo do PMDB. As propostas englobam, principalmente, as áreas da saúde, educação e saneamento.

Já José Megale disse que o apoio do PSDB a Duciomar Costa se deu por entender que o programa de governo do candidato do PSB se enquadra na linha de atuação do PSDB, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo na região. Ele afirmou também que o partido apoiou Duciomar nas eleições passadas e que, por isso, seria natural dar continuidade ao apoio.

PCdoB - Em comunicado distribuído ontem à imprensa, o secretário estadual de comunicação do PCdoB, Moisés Alves, informou que, entre as várias questões levantadas para o apoio ao candidato peemedebista, os comunistas abordam aspectos como espaço no governo, conselho político, participação popular, descentralização administrativa e desenvolvimento econômico da cidade, entre outros.

De acordo com o comunicado, o PCdoB também requer compromissos com a busca de soluções para os problemas sociais graves referentes à saúde, educação, segurança e assistência social.

No PPS, a decisão foi tomada também ontem, numa reunião que contou com a participação de todas as lideranças do partido, incluindo o seu candidato à Prefeitura Municipal de Belém no primeiro turno, o deputado Arnaldo Jordy, que no primeiro turno obteve expressiva votação, conquistando 83.520 votos.

De acordo com Eleanora Palhano, membro da Executiva Municipal do PPS, o partido marcou para as 10 horas de hoje uma coletiva para oficializar seu apoio a Priante. O encontro acontecerá na sede do PPS, na travessa Apinagés, 1212, entre Tamoios e Mundurucus.

PSB – A candidatura de José Priante (PMDB), da coligação Melhor para Belém, também ganhou mais um apoio partidário neste segundo turno. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) decidiu, na manhã de ontem, apoiar o candidato Priante, somando-se ao apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), fechado na semana passada. Ambos fazem parte da coligação Frente Belém Popular, do ex-candidato Mário Cardoso (PT). O anúncio oficial do PSB foi feito na tarde de ontem, no Hotel Beira Rio, no Guamá, com a participação de José Priante, do seu vice, Zeca Pirão, dos presidentes dos Diretórios Regional e Municipal do PSB, Ademir Andrade e Iran Moraes, entre outros parlamentares e militantes do PSB.

“Nosso apoio é um apoio para ir para as ruas e para ir para a vitória”, ressaltou Ademir Andrade. Para José Priante, no segundo turno, as eleições municipais, nas quais terá Duciomar Costa (PTB) como concorrente, será uma disputa a ser decidida “nos detalhes”. “Só vamos conseguir fazer as mudanças que Belém precisa se estivermos juntos”, ressaltou o candidato, que agradeceu o apoio recebido e disse que pretende governar de forma participativa e democrática. “Mais que isso, vou governar com o apoio do Governo Lula e do Governo do Estado”, acrescentou. O público que lotava o auditório, formado pela militância do PSB, aplaudiu e respondeu ao pronunciamento do candidato: “PSB avante, agora é Priante!”

Ademir Andrade presidiu a mesa, composta pelo secretário de Estado de Administração Orlando Bordallo Júnior, deputado estadual Cássio Andrade (líder do PSB), deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB), vereador Bispo Rocha (PMDB), entre outros. O vereador eleito Iran Moraes registrou a presença de representantes da militância do partido, como Thiago Brito, presidente da Juventude do PSB. Cássio Andrade saudou Priante e Zeca Pirão dizendo que ambos são “companheiros históricos e ilustres”. Ele também lembrou aos presentes que o secretário Bordallo foi o fundador do PSB.

Por 32 votos, de um total de 35, o partido decidiu-se pelo apoio à candidatura de Priante. Nestas eleições, o PSB conquistou mais vagas para vereador em todo o Estado que no pleito anterior, de 2004, além dos cinco prefeitos e nove vice-prefeitos eleitos pelo partido. (Da redação, com informações de Frank Siqueira e Luciane Fiúza - Diário do Pará)

Comentários