Informatica

Número de famintos no mundo chega a 925 milhões, diz FAO

O diretor da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diuf, afirmou nesta quarta-feira, 16, que o número de famintos no mundo aumentou para 925 milhões de pessoas. "O número de pessoas mal alimentadas antes da subida dos preços dos alimentos em 2007 era de 850 milhões. Somente neste ano, aumentou em 75 milhões e alcançou 925 milhões", disse Diouf em um discurso no Senado italiano.
Diouf afirmou que o desafio é de "grande proporção" e indicou que é necessário "mobilizar US$ 30 bilhões para dobrar a produção de alimentos". Para o diplomata, trata-se de uma cifra modesta se for levado em conta que os países da OCDE destinam US$ 376 bilhões ao seu setor agrícola.

Segundo ele, o índice FAO dos preços dos alimentos teve aumento de 12% em 2006 ante 2005, de 24% em 2007 e de 50% durante os sete primeiros meses deste ano. Diouf explicou que as previsões indicam que, mesmo a produção de cereal no mundo melhore, os preços se manterão estáveis nos próximos anos e a crise dos alimentos continuará nos países mais pobres.

Fonte: Efe

Comentários