Informatica

Masa, Honda e Nokia

Terezinha Patrícia
da equipe de A CRÍTICA
Qual é a empresa dos seus sonhos? A pergunta foi feita pela Cia de Talentos para 30 mil jovens - estudantes universitários e recém-formados - de todo o País. No ranking das 10 primeiras da Região Norte estão três empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM): Masa da Amazônia, Moto Honda da Amazônia e Nokia.

A Cia de Talentos atua desde 1990 com programas de trainees, estagiários e MBAs, tem mais de 756 inscritos no banco de dados, mais de 1,4 milhão de jovens participantes dos processos seletivos que ela realiza no Brasil e América Latina, atende a aproximadamente 150 empresas de todos os segmentos de negócios e tem parceria com as principais empresas juniores e universidades do País. Desde o ano passado, a empresa Targo disponibiliza seu banco de dados de currículos para a Cia de Talentos realizar a pesquisa na Região Norte, diz o diretor, Carlos Oshiro. A pesquisa foi realizada entre maio e junho deste ano por meio de questionários via Internet. Na terça-feira o resultado foi divulgado pela Cia de Talentos em São Paulo.

O estudante de Contabilidade Pedro de Medeiros Araújo, 25, que participou da pesquisa, diz que não ficou surpreso com as empresas que ocuparam o topo da lista: Vale e Petrobras, que são as maiores do País. Sobre a Honda, ele cita como destaque a remuneração que a empresa paga ao seu pessoal e a Masa "é uma empresa muito falada, com um ambiente bom", observa o jovem. Araújo está no último período do curso universitário, entrou no mercado de trabalho como estagiário e hoje é contratado na função de analista contábil de uma indústria. O estudante planeja fazer pós-graduação quando terminar o curso e mais tarde abrir um escritório para trabalhar na área de contabilidade.

Escolha

Os motivos que levaram os jovens a escolher a empresa dos sonhos em 2008 foram bons salários, crescimento profissional, boa imagem no mercado, apoio a cursos, pós-graduação, treinamentos, boa infra-estrutura e qualidade de vida e desafios. A maioria dos jovens (47%) apontou a empresa dos sonhos baseado em informações dos meios de comunicação; 45% conhecem uma pessoa que trabalha ou trabalhou nessa empresa; outros porque leram as informações no site ou portfólio da empresa; participaram de um processo seletivo para a empresa; ou porque trabalham ou trabalharam na empresa.

A pesquisa é um trabalho interessante porque avalia o valor da empresa perante os jovens e serve de parâmetro para as empresas saberem se estão na direção correta para atrair talentos, analisa Oshiro.

Comentários

  1. A competitividade no mercado é grande, nem todos que saem com um diploma universitário tem emprego certo, conheço pessoas jovens que já estão há pelo menos cinco anos de formadas e até hoje ainda não conseguiu nada.mais tem que persistir.

    ResponderExcluir
  2. O problema é estrutural
    vc se forma e as industrias querem lhe pagar 600 reais
    isso é uma vergonha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário