Informatica

FIM DE SEMANA VIOLENTO EM MANAUS COM QUATRO MORTES

O final de semana foi marcado por crimes bárbaros em Manaus. Até ontem, a contar de sexta-feira, a delegacia Especializada em Homicídios e Seqüestros (DEHS) e o Instituto Médico-Legal (IML) registraram cinco assassinatos. Algumas ocorrências chamaram atenção pela violência excessiva e deixaram a população apreensiva. Em um deles, um homem matou a ex-mulher com uma terçadada.
Ironicamente, a grande quantidade de crimes aconteceu exatamente no fim de semana em que a Polícia Militar anunciou um cerco à cidade, com grandes operações para combater o índice de criminalidade. No total, foram mais de 350 homens espalhados por vários bairros de Manaus.
Ontem foi enterrada Maria de Jesus, 64. Ela foi morta na noite de sexta-feira, pelo próprio filho, Edward Braule Pinto, por estrangulamento seguido de facadas. O crime parou o Centro da cidade no sábado pela manhã, quando o corpo fora removido do edifício Cidade de Manaus, onde a vítima residia. De acordo com familiares, o autor do homicídio sofre de transtornos mentais.
Casos brutos
Se o homicídio do Centro atraiu uma multidão, a morte que aconteceu no São Jorge, Zona Oeste, por volta das 10h de ontem, não foi diferente. O corpo de Ecton Melo, 15, foi encontrado boiando no igarapé que corta a rua Humberto de Campos, ponto conhecido pelo intenso tráfico de drogas.
Ecton não tinha marcas de agressão. Quando a viatura do IML chegou ao local, mais de 100 pessoas cercavam o corpo. O mau cheiro exalava e a mãe da vítima não escondia seu desespero. “Ele saiu de casa quinta-feira de manhã e não voltou mais. Ainda fui à Central de Resgate, mas ninguém tinha notícia!”, dizia Elma Melo, 32, mãe de Ecton.
Briga e morte
No bairro da Compensa, Zona Oeste, uma briga entre o ajudante de pedreiro Jader Nascimento Pacheco, 19, e um homem não identificado terminou em tragédia. O rapaz levou uma facada no abdome e não resistiu aos ferimentos, morrendo em seguida. Segundo investigadores da DEHS, o jovem havia passado a madrugada inteira de sábado bebendo em um bar na Compensa. Por volta das 8h da manhã ele entrou em uma discussão, quando foi esfaqueado. Jader anda foi levado com vida ao Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas faleceu e deu entrada no IML às 20h de sábado.
Crime em família
No João Paulo, Zona Leste, a família de Maria Heloísa Rodrigues, 34, estava inconformada. Ela foi morta pelo ex-marido, José Maria, 53, a golpes de terçado, às 23h de sábado. Segundo parentes da vítima, José Maria queria acertar contas com o enteado de 16 anos, pois ambos não se davam bem. Quando ia atingí-lo, Maria Heloísa se jogou no meio e foi golpeada no abdome. José Maria está preso no 14º Distrito Integrado de Polícia, Zona Leste, e não quis falar com a imprensa. Segundo investigadores, ele aparenta estar tranqüilo.
Mário Adolfo Filho.

Comentários