Informatica

UFOPA Aprovado o relatório que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará, no município de Santarém

A governadora Ana Júlia Carepa reuniu-se, na manhã de ontem, com o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), o professor Alex Fiúza de Melo, para tratar da implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que será sediada em Santarém.
De acordo com o reitor, a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou ontem, por unanimidade, o relatório que cria a Ufopa,de autoria da deputada federal Elcione Barbalho (PMDB/PA). O projeto deve passar sem problemas pelas demais comissões da Câmara (Tributação e Finanças; e Justiça), sem ir a plenário. “Nesse ritmo, a Universidade deve ser aprovada ainda este ano, para ser implantada no ano que vem. Não deve ter problemas nas demais comissões, porque já existe orçamento disponível para a criação da instituição”, disse o reitor.
A Ufopa vai demandar investimento de R$ 120 milhões e vai ofertar 400 vagas para professores da Universidade. “Nós vamos articular, politicamente, na Câmara, para que a aprovação da Ufopa não tenha problemas, porque essa é uma questão crucial para o desenvolvimento do Estado”, assegurou a governadora. Para a deputada Elcione, a união dos recursos da UFPA em Santarém e da UFRA-Tapajós “resultará em uma instituição muito mais fortalecida para atender as necessidades dos moradores daquela região”.

Milhares de novas vagas

Com a criação da Ufopa e a expansão da UFPA, o reitor Alex Fiúza prevê um grande salto da universidade pública no Estado. Além das vagas ofertadas pela Ufopa, que deve ser de 10 a 12 mil, outras 500 vagas para professores devem ser criadas na interiorização da universidade.

Fonte:Diário do Pará

Comentários

  1. Esse nome para a universidade (Ufopa)no meu entendimento não é muito adequado, acho que nos santarenos deveriamos sugerir outro nome, aliais deveriamos ser consultados.

    ResponderExcluir
  2. o importante e que a região oeste está sendo valorizada já podemos até chamar Santarém de cidade universitária, só falta mais empreendimento na cidade, que tal nossos representantes lutarem para instalação de um livre comércio,seria bom se o poder público incentivasse as industriais virem pra cá, para incrementar ainda mais o crescimento da cidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário