Informatica

Mulheres ganham mais espaço

BRASÍLIA (Agência Brasil) - Nos movimentos sociais, as mulheres têm conseguido espaços significativos, com mais representatividade e em pé de igualdade com os homens. A avaliação é de uma das coordenadoras nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marina dos Santos.
“ Isso se dá pela demonstração da liderança, da capacidade, que historicamente as mulheres sempre tiveram”, avalia Marina. Ela integra o MST há 20 anos, desde quando tinha 14 anos, no acampamento Idema, oeste do Paraná. Já no início da sua participação, conta, assumiu tarefas no acampamento. “Sempre fui muito estudiosa, disciplinada e assim fui conquistando espaço na militância, na liderança, nos espaços de coordenação”, diz, em entrevista à Agência Brasil.
Dentro do MST, ela exemplifica, a direção é composta igualmente por homens e mulheres, em mesmo número e “sem um ser vice do outro”. “O processo que a gente tem hoje de paridade no movimento é uma grande conquista que o MST teve, a partir da conquista das mulheres”, avalia.
No movimento de trabalhadores rurais, por exemplo, a dirigente afirma que as mulheres têm uma comissão na Via Campesina Internacional para debater “a garantia da participação das mulheres, garantir na pauta as políticas públicas que atendam as necessidades das mulheres rurais como um todo”.
Entre os pontos debatidos, estão o acesso à educação pública de qualidade, a serviços de saúde e a garantia de acesso feminino à divisão dos lucros. Entre os desafios, “que elas se incorporem nos cursos de formação política”, informa a coordenadora.

Comentários