Informatica

TV Digital

JULIANA CARPANEZ E RENATO BUENO
Do G1, em São Paulo
As transmissões da TV digital tiveram início neste domingo (2) na Grande São Paulo, às 20h30, com um vídeo transmitido pelas redes de televisão aberta. O vídeo que marcou a estréia dessa nova forma de transmissão teve discursos de Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, Hélio Costa, ministro das Comunicações, e do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Também foram mostradas imagens de programas importantes na história da TV no Brasil, integradas a um novo episódio da série de propagandas da "Família Nascimento", que explica aos telespectadores os fundamentos básicos da nova tecnologia.
O evento de lançamento reuniu diversos representantes das emissoras abertas: antes do início das transmissões, apresentadores de diferentes canais deram breves explicações sobre a TV digital. Também participaram do evento Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, e Arlindo Chinaglia, presidente da Câmara dos Deputados.
"Logo será possível assistir televisão caminhando na rua, indo ao trabalho", disse Lula. "A televisão não pode se tornar cara ou inacessível. A televisão é como uma praça, onde os brasileiros se reúnem. Ela valoriza nossa língua e reforça a unidade do país", completou o presidente, que também prometeu R$ 1 bilhão para a TV digital.

Comentários