Informatica

Pólo de Biocosméticos passa a ser realidade para Manaus

A concretização de um pólo de biocosméticos no Pólo Industrial de Manaus (PIM) passa a ser uma realidade com a publicação nesta sexta-feira, 28, no Diário Oficial da União, da portaria conjunta dos ministérios de Desenvolvimento e de Ciência e Tecnologia segundo comunicado feito nesta quinta-feira, 26, pelo ministro Sérgio Rezende ao prefeito Serafim Corrêa. Amigo pessoal e companheiro do PSB do ministro, o prefeito foi o autor de um apelo no sentido de que fosse acelerada a aprovação do Processo Produtivo Básico (PPB) indispensável à implantação do pólo de biocosméticos.

Há muito tempo a Superintendência da Zona Franca de Manaus desejava viabilizar um pólo de biocosméticos, assunto que não avançava pela falta do PPB, que contém as regras básicas para a aprovação de projetos relativos a determinado produto.

O PPB depende de dois ministérios – o do Desenvolvimento e o da Ciência e Desenvolvimento. Na semana passada, o governador Eduardo Braga, acompanhado de parlamentares federais solicitou do ministro Miguel Jorge, do Desenvolvimento, a aprovação do PPB sendo a proposta encaminhada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, de onde partiu agora o comunicado sobre o atendimento definitivo do pleito viabilizando-se desta maneira o pólo de biocosméticos.

Com a portaria conjunta dos dois ministros resolvendo o problema do PPB, o próximo passo, já comemorado pelas lideranças empresariais, é a atração para Manaus de empresas que atuam no ramo dos cosméticos como é o caso da Natura, que ao lado da Pronatus do Amazonas e Amazon Ervas já possui projetos em análise no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial I e II.

A produção de modo sustentável deve contribuir também para a redução do índice de queimadas na floresta amazônica, uma preocupação do Governo Federal na medida em que aprova normas permitindo a atuação de novas empresas na área do Pólo Industrial de Manaus.

Informações: Assessoria de Comunicação - SEMCOM
Telefone: 3672-1599
e-mail: semcom@pmm.am.gov.br

Comentários