Informatica

Transmanaus vence licitação de transporte coletivo

MANAUS - A Transmanaus Transportes Coletivos Ltda. foi aprovada ontem, pela Comissão de Licitação do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU), para assumir 230 linhas e 1.460 ônibus que compõem o sistema de transporte coletivo da cidade, que movimenta, mensalmente, cerca de R$ 35 milhões.
A Transmanaus é uma sociedade formada por nove empresas. Quatro já operam em Manaus. Outras três não estão no mercado, mas estão registradas em nome do empresário Acir Gurgcz e da mulher deles Ana Maria Cardoso Gurgacz, donos da empresa Eucatur, e uma está no nome de Baltazar José de Souza, dono do grupo Baltazar, formado hoje pelas empresas Cidade Manaus, Soltur, Viman e Urbana. A sociedade Transmanaus foi a única habilitada à licitação.
Segundo dados do IMTU, as empresas Vitória Régia, São José, TCA e Urbana, que estão na sociedade, somam 2,2 mil reclamações feitas por usuários, este ano.
O presidente do IMTU, Marcelo Ramos, informou que o novo sistema de transporte coletivo de Manaus entra em vigor a partir da segunda quinzena de novembro, caso a parte burocrática seja concluída antes do prazo. Segundo ele, a aprovação da Comissão de Licitação vai ser homologada nos próximos dias pelo prefeito Serafim Corrêa e publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Em seguida, o IMTU tem 30 dias para convocar os representantes da Transmanaus para assinarem o contrato. Depois, o IMTU tem 10 dias para emitir a ordem de serviço. A sociedade tem outros 60 dias para começar a operar.
Novos ônibusSegundo ele, nos primeiros dois meses, a população vai ser beneficiada com a entrada de 500 ônibus com menos de dois anos de rodagem, substituindo os velhos. Conforme o edital, toda a frota deve ser renovada no prazo de dois anos.
A tarifa de ônibus, que hoje custa R$ 2, foi congelada por um ano, a partir de ontem. O reajuste vai ser feito mediante cálculo do preço do combustível com as variações do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação. Antes, a planilha de custos das empresas definia o valor da tarifa.
Fonte: Diário do Amazonas

Comentários