Informatica

Ângelus, Vera e Castro na luta para acabar com o voto secreto na Assembléia

Os deputados Luiz Castro (PPS), Ângelus Figueira (PV) e Vera Lúcia Castelo Branco (PTB), encabeçam uma luta pela abolição do voto secreto no parlamento amazonense. Eles estão colhendo assinaturas para uma proposta de Emenda Constitucional (PEC), que permita a supressão do voto secreto no âmbito do Poder Legislativo estadual, pretendendo que o Amazonas dê o exemplo positivo que o Senado não deu ao povo brasileiro, referindo-se ao caso do senador, Renan Calheiros que, em sessão secreta, o plenário do Senado absolveu na semana passada da acusação de quebra de decoro parlamentar, com 40 votos favoráveis, 35 pela cassação e 6 abstenções.
Segundo Luiz Castro, o voto secreto vem de uma metodologia ultrapassada, equivocada e arcaica, num episódio que deve ser transparente para a sociedade brasileira. Lembrou que em seu Art. 1º a Constituição da República, emanada do poder constituinte em 1988, diz no parágrafo único que “todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido”.
No entanto, o deputado questiona como o povo pode ser representado por senadores e deputados, que não têm a coragem de expressar o seu voto, contrário ou não, mostrar a cara às aspirações da sociedade? Para os parlamentares chegou o momento de inovar na Casa Legislativa do Amazonas, observando Luiz Castro que todo ordenamento jurídico em qualquer país do mundo é fruto das mudanças sociais, fatos políticos e culturais, na evolução de cada sociedade.
Fonte: Diretoria de Comunicação

Comentários

  1. o senado já está sem respaldo com a opinião pública seria bom que o amazonas desse o pontapé inicial para o voto aberto, o deputado sinésio, e outros que são contra, poderiam rever suas posturas, ou eles tem algo que possa incriminá-los no futuro, vamos da o exemplo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário