Informatica

Governo do Amazonas decide tornar mais rígidas regras nos presídios

MANAUS - O governo do Estado resolveu tornar mais rígidas as regras do sistema prisional, em Manaus, após a rebelião no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), que terminou com a morte de dois presos, no início da semana. As principais mudanças são nas regras de visitação e revistas de presos, segundo afirmou o secretário-adjunto da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Ricardo Trindade. Estão suspensas as visitas no Ipat, Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, até que ‘seja restabelecida a segurança das unidades’ prisionais.
Trindade disse que a nova política de presídios foi ordenada pelo governador Eduardo Braga. “As revistas que estamos fazendo nos presídios desde a rebelião já fazem parte desta nova postura. Vamos impor mais rigidez para evitar fatos como o do Ipat”, disse Trindade, que esteve ontem no Compaj, onde houve uma nova revista feita pela Polícia Militar (PM). Vários objetos, como celulares, tesouras, fios elétricos e objetos cortantes foram apreendidos durante a revista, segundo a PM.
Entre as mudanças previstas no sistema, Trindade ressaltou que, nos dias de visita, os presos serão revistados antes e depois de receberem os parentes, para evitar que recebam drogas ou algum objeto proibido. “Antes, no Compaj, por exemplo, o preso participava da visita e não era revistado em momento algum. Isso agora vai mudar”, disse.
Fonte: Diário do Amazonas

Comentários