O prefeito de Santarém Nélio Aguiar reuniu, na tarde desta quarta-feira
(17), em Brasília, com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação
Civil Maurício Quintella para pedir a inclusão do trecho da rodovia
federal BR-163 de Miritituba (Itaituba) a Santarém no estudo de
viabilidade para realizar a concessão. Ele também solicitou que o
projeto Ferrogrão seja estendido até Santarém, ao invés somente de
Miritituba, como está no projeto. Na reunião com o ministro esteve
presente também o deputado federal Lúcio Vale (PR-PA).
A rodovia Santarém/Cuiabá é o principal elo entre o estado do Mato Grosso, onde há a maior produção de grãos do Brasil, e os portos do Norte, principalmente Santarém e Miritituba, distrito de Itaituba. No início do ano, quando há o período de chuvas, a rodovia fica praticamente intrafegável, o que prejudica o transporte de grãos e traz prejuízos econômicos para a região.
Esta foi a segunda vez que o prefeito Nélio Aguiar reuniu com o ministro para discutir sobre a BR-163. Em março, o prefeito de Santarém pediu o avanço na pavimentação e a conclusão tanto da BR-163 quanto da BR-230 (Transamazônica). Na ocasião, o prefeito solicitou também celeridade ao processo licitatório de concessão da BR-163, no trecho Sinop (MT) até Miritituba (PA) e ao estudo de viabilidade econômica para inclusão do trecho: distrito de Campo Belo, Itaituba (PA) até Santarém (PA). Tais medidas reduzem o custo de escoamento da produção e os produtos são mais competitivos no mercado interno e externo e ocorre o aproveitamento dos portos, pois desafoga o porto de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Quanto ao projeto Ferrogrão, que consiste num corredor ferroviário para o transporte de grãos da região centro-oeste para o estado do Pará, ainda está em fase de estudos e vai até Miritituba. A licitação do projeto está prevista para o 2º semestre deste ano.
“Precisamos recolocar Santarém no cenário nacional e internacional de investimentos em estrutura logística e verticalização da economia, agregando valor, gerando emprego e renda e aumento da receita própria do município”, declarou Nélio Aguiar.
Assessoria de Comunicação (Ascom)
A rodovia Santarém/Cuiabá é o principal elo entre o estado do Mato Grosso, onde há a maior produção de grãos do Brasil, e os portos do Norte, principalmente Santarém e Miritituba, distrito de Itaituba. No início do ano, quando há o período de chuvas, a rodovia fica praticamente intrafegável, o que prejudica o transporte de grãos e traz prejuízos econômicos para a região.
Esta foi a segunda vez que o prefeito Nélio Aguiar reuniu com o ministro para discutir sobre a BR-163. Em março, o prefeito de Santarém pediu o avanço na pavimentação e a conclusão tanto da BR-163 quanto da BR-230 (Transamazônica). Na ocasião, o prefeito solicitou também celeridade ao processo licitatório de concessão da BR-163, no trecho Sinop (MT) até Miritituba (PA) e ao estudo de viabilidade econômica para inclusão do trecho: distrito de Campo Belo, Itaituba (PA) até Santarém (PA). Tais medidas reduzem o custo de escoamento da produção e os produtos são mais competitivos no mercado interno e externo e ocorre o aproveitamento dos portos, pois desafoga o porto de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Quanto ao projeto Ferrogrão, que consiste num corredor ferroviário para o transporte de grãos da região centro-oeste para o estado do Pará, ainda está em fase de estudos e vai até Miritituba. A licitação do projeto está prevista para o 2º semestre deste ano.
“Precisamos recolocar Santarém no cenário nacional e internacional de investimentos em estrutura logística e verticalização da economia, agregando valor, gerando emprego e renda e aumento da receita própria do município”, declarou Nélio Aguiar.
Assessoria de Comunicação (Ascom)
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