Informatica

Dilma aparece à frente de Serra pela primeira vez

De acordo com Vox Populi, há empate técnico com petista com 38% e tucano, 35%


Do R7


A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ultrapassou o pré-candidato do PSDB, José Serra, pela primeira vez numa pesquisa de intenção de voto. De acordo com levantamento do instituto Vox Populi divulgado na noite deste sábado (15) pelo Jornal da Band (15), Dilma tem 38% das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 35%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos para mais ou para menos, eles estão em empate técnico. Marina Silva, pré-candidata do PV, tem 8%.


É a primeira vez, também, que Dilma aparece na frente de Serra em uma simulação de segundo turno, apesar de também em empate técnico. De acordo com o levantamento, ela tem 40% contra 38% do tucano.
Duas mil pessoas foram ouvidas entre os dias 8 e 13 deste mês, antes, portanto, do programa de 10 minutos do PT que foi ao ar na noite de quinta-feira e no qual a ex-ministra petista é comparada por Lula a Nelson Mandela. O número de registro do levantamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é 11.266/2010.
Na pesquisa espontânea, na qual não são oferecidos ao entrevistado os nomes dos candidatos, Dilma também aparece à frente. Ela tem 19% das intenções, contra 15% de Serra e 10% do presidente Lula, que não concorrerá nas próximas eleições.
Na última pesquisa Vox Populi, divulgada em 03 de abril, Serra tinha 34% das intenções de voto contra 31% de Dilma. Não é possível, entretanto, fazer uma comparação entre os dois levantamentos, pois é a primeira vez que não é apresentado ao eleitor o nome de Ciro Gomes, que desistiu recentemente de concorrer.
Em outras pesquisas, Serra aparece à frente da petista. É o caso do último levantamento Datafolha, divulgado no final de março, que mostra Serra com 36% e Dilma com 27%.
Mais cedo, no final da tarde, o site Correio Braziliense havia divulgado números diferentes dos do Jornal da Band. De acordo com o jornal do DF, Dilma tem 37% e Serra, 34%. Após a exibição do Jornal da Band, os números foram corrigidos.


Comentários