Essa será a manchete que os jornais locais, até o final do mês de março de 2010, deverão publicar, e explico o porquê. Nos últimos dias, conversei com dois desembargadores, seis juízes e dois promotores. Destes, nove afirmaram que a decisão do juiz Mauro Antony será a de condenar Carlos Souza no processo em que ele está envolvido (condenação em 1ª instância, cabendo recurso). E sou levado a acreditar nessa afirmação pelos seguintes motivos:
1) Existe em parte da opinião pública (ou melhor, da opinião que é ‘publicada’, já que as pessoas têm o costume de apenas reproduzir o que é divulgado pela imprensa) um certo sentimento de vingança, de ‘justiça que precisa ser feita’… Parece que a onda do momento é encontrar os ‘únicos culpados’ pela violência da Cidade. É hora de o carrasco sentar o machado. “Condenação definitiva a esses malfeitores”, pensam alguns, independente dos aspectos técnicos, das provas.
2) Ainda consultando os melhores advogados criminalistas que conheço, há uma unanimidade de que não havia elementos técnicos necessários que justificassem a prisão do vice-prefeito. Nos bastidores, o que mais se comenta é que a ideia de condená-lo foi mais baseada em uma série de escutas ilegais (que não podem ser anexadas aos processos) do que realmente em provas efetivas. Mesmo assim, ele foi preso e, claro, devemos respeitar a decisão de sua excelência, o juiz Mauro Antony.
3) E o mais lógico, que é de uma obviedade espalhafatosamente ululante: por trás disso tudo, há, sim, uma carga política. Está nítido que há impressões digitais do universo político. Há um processo quase que conspiratório. Sem retorno.
Não me causará espanto se isso tudo consequenciar outra manchete, logo em seguida à condenação de Carlos: ‘Morre o ex-deputado Wallace Souza’. Sim, isso pode vir a acontecer, pois, do jeito que as coisas estão caminhando e, em razão, principalmente, do estado de saúde de Wallace (que muita gente acha que é brincadeira, mas que é delicado mesmo), essa possibilidade é considerável. E, por favor, não me aponte o dedo como seu eu tivesse algum interesse em defender a família Souza. Primo somente pela defesa da informação mais correta, pois, é muito fácil fazer manchete tripudiando sobre a vida dos outros…
Agora, uma coisa é certa: se os irmãos tivessem na palavra ‘coragem’ muito mais do que um simples slogan, se fizessem valer mesmo esse lema, você já imaginou se eles decidissem gravar e documentar tudo o que talvez soubessem? Falar como eram os acordos que eles talvez tenham firmado com certos grupos de comunicação para poderem manter seus programas de televisão no ar? E o mesancene político e suas costuras e acertos?
Ou seja, em meio a uma iminente destruição política e familiar, os ‘Irmãos Coragem’ ainda poderiam desencadear um deus-nos-acuda na Cidade. Eles poderiam bradar aos quatro cantos de Manaus tudo o que talvez soubessem sobre os bastidores da política, já que tiveram fortes relações com quase todos os últimos governantes, sem exceção. Quem sabe, se eles denunciassem todo o esquema político que eles talvez tivessem conhecimento, pudessem estar ajudando no efetivo combate da violência, já que não lhes restaria mais nada.
Se eles me pedissem uma consultoria sobre o que fazer, eu lhes diria, nesse quase apagar das luzes: “Vocês já perderam tudo. Carpe Diem…”. Quem sabe essa atitude conseguisse salvar o vice-prefeito do impeachment que se avizinha. Quem sabe…
Se essa onda pega de prender todas as autoridades sem ser julgadas, manaus vai ficar sem governador, prefeito,deputado e vereador... pode conferir.também acho se os irmãos coragem tem coragem, já poderiam ter aberto o bico, se não vão morrer com a boca escancarada de dente esperando a morte chegar.como diz o raul.
ResponderExcluir