Informatica

Entra em vigor amanhã bloqueio ao crédito na Amazônia

A resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que proíbe bancos públicos e privados de conceder crédito a proprietários rurais do bioma Amazônia em situação ambiental irregular entrará mesmo em vigor amanhã (01), mas apenas um terço das fazendas será incluído imediatamente nas regras do bloqueio amazônico.

Os outros dois terços têm propriedades de até 400 hectares (quatro módulo rurais) e terão prazo de dois anos para provar que estão em situação legal do ponto de vista do meio ambiente. Nesse período, terão acesso aos créditos.

- A resolução não será mudada, mas não será o terror de que se falou, porque a resolução só se aplica a um terço das propriedades, que pertence a grandes produtores, e porque, para se obter o crédito, não será necessário mostrar toda a titulação; apenas a prova de que foi dada entrada no pedido de regularização, disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

O ministro acrescentou que ainda haverá dois anos de prazo para que os pequenos proprietários e assentados do Incra também se regularizem do ponto de vista ambiental.

Desmatamento

O problema maior ocorre nas propriedades localizadas em terras que estão nos 36 municípios incluídos na lista do Ministério do Meio Ambiente como os que mais desmataram em 2007, pois a maior parte dos proprietários rurais desses municípios não fez o recadastramento obrigatório para médias e grandes propriedades (acima de quatro módulos) no Incra.

Comentários