O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu na sexta-feira, 21, dos estudantes Bruno Silva e Silva, 18, e Charles Gregório Pontes, 19, uma coletânea de livros contendo resultados de pesquisas realizadas por integrantes do programa de iniciação científica júnior, o Jovem Cientista Amazônida (JCA), e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr). Juntos, os programas receberam investimentos de R$ 3,4 milhões em menos de quatro anos contemplando estudantes da capital e do interior. Só em São Gabriel da Cachoeira o investimento foi de R$ 740 mil.
Índio da etnia Baré, Charles Pontes, estudante de engenharia de pesca na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que participou do projeto "Implantação de um mini-ecossistema aquático dentro da Escola Agrotécnica" afirma que participar de um projeto de iniciação científica o ajudou muito. "Aprendi a fazer relatórios, textos, pesquisas, técnicas de manejo, o que hoje se reflete na minha graduação. Pretendo seguir carreira e fazer mestrado também para depois me tornar pesquisador".
O JCA é um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) vinculada a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) e conta com recursos apenas do tesouro estadual. Já o Pibic-Jr é desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os programas beneficiaram de 2003 até hoje 610 estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Amazonas, dos quais 112 são de São Gabriel da Cachoeira.
Foto: Mário Oliveira
Fonte: Agecom - SK
o presidente é danado, teve a maior votação na amazônia, para completar que gosta da região, luta em favor do polo industrial de manaus, oí pai pai'dégua do eduardo braga paraense de sorte.
ResponderExcluir