Informatica

Um ano da colisão entre o navio Mercosul com um rebocador da Bertolini

Na manhã do dia 2 de agosto de 2017 os santarenos começaram o dia com a informação do acidente que posteriormente veio a configurar-se como uma das maiores tragédias registradas no Rio Amazonas. A colisão entre um navio cargueiro Mercosul e um comboio de balsas da empresa BertolIni, aconteceu no município de Óbidos.
A reportagem é do RG 15/O Impacto


Colisão entre navio cargueiro e rebocador da Bertolini completa um ano hoje (02/8)
 
Foram vários meses à espera do içamento da embarcação, onde os corpos das 9 vítimas foram encontrados, em uma mega operação que durou aproximadamente 14 dias.
O inquérito da Polícia Civil indiciou o Prático responsável pelo navio mercante. Porém, os familiares questionam a negligência das empresas Mercosul e Bertolini, que segundo eles não agiram com urgência devida para resgatar as vítimas.


Leia Também
A viagem final do Sobral Santos 2

Era quarta-feira (2), por volta de 4h30 da madrugada. A colisão de um navio cargueiro que tinha como destino a cidade de Manaus, e um comboio de nove balsas que transportava grãos de milho, e iria aportar em Santarém, deixou nove pessoas desaparecidas nas águas do Rio Amazonas


Assim que a Capitania dos Portos em Santarém recebeu a informação do acidente, encaminhou uma equipe para o local, que também foi integrada por mergulhadores do Corpo de Bombeiros.

Ao todo 11 pessoas estavam no rebocador que veio a pique, duas foram resgatadas com vida, e foram trazidas para Santarém. Outras nove pessoas continuavam desaparecidas. O local onde houve o acidente, era de extrema profundidade, e de correnteza bastante forte. Fato que tem dificultou as buscas. Informações davam conta que a maioria da tripulação do empurrador dormia nos camarotes na hora do acidente.

Foram resgatados com vida César Lemos da Silva e Euclinger da Silva Costa, que já estão em Santarém juntos com seus familiares.

Nove mortos: Após 6 meses de angústia, o familiares das vítimas finalmente conseguiram enterrá-los. Um velório coletivo aconteceu no dia 2 de janeiro deste ano, na quadra do Atlético Clube Cearense.


Abaixo os nomes das vítimas

*Capitão : Dick Farney Oliveira Costa

*Piloto Fluvial: Darcio Vânio Rego de Sena;

*Mestre Fluvial: Carlos Eduardo Bueno de Sousa;

*Marinheiro De Convés : Ivan Furtado Gama;

*Marinheiro De Máquina: Adriano Sarmento de Castro;

*Marinheiro De Convés: Marcelo Reis Moreira Costa;

*Chefe De Máquina: Wendel Ferreira de Lima;

*Contra Mestre: Cleber Rodrigues Azevedo;

*Cozinheiro: Juracy dos Santos Brito.

RG 15/O Impacto

Comentários