Postagem em destaque

Mentor da morte de técnica de enfermagem tinha briga com filho da vítima

Segundo o delegado Juan Valério, Lessandro Leal de Lima havia se envolvido em uma briga com o filho de Corina no dia 27 de maio e desde en...

Flash

Poderá gostar também de:

Participe

Quem achou interessante

quarta-feira, setembro 28, 2016

Nova pesquisa aponta vitória de Nélio Aguiar no 1º Turno

Gráfico com voto estimulado para prefeito de Santarém

O médico Nélio Aguiar, filiado do Partido Democratas (DEM) continua liderando as pesquisas para a Prefeitura de Santarém, nas eleições que acontecem no próximo dia 2 de outubro.

A pesquisa registrada no TRE/PA sob o número PA-07848/2016, ouviu 519 pessoas, no período de 21, 22 e 23 de setembro de 2016. Tem margem de erro de 4,3% para mais ou para menos. O Intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela VERITATE PESQUISA DE OPINIÃO E MERCADO (V. C. H. A. SERVICOS LTDA. ME).

De acordo com o levantamento, observando-se apenas os votos válidos, Nélio Aguiar está na dianteira com 56%. Em segundo lugar aparece o atual prefeito de Santarém, Alexandre Von (PSDB) com 31%. Em seguida aparece o professor Márcio Pinto (PSOL) com 9%; Socorro Pena (PT) com 3% e Joaquim Hamad (PT do B) com 1%.

Conforme demonstrado no gráfico abaixo, os entrevistados responderam a seguinte pergunta: – Se a eleição para Prefeito fosse hoje e estivessem concorrendo estes candidatos… Em quem você votaria? (ESTIMULADA)

Nélio —————————————————- 252 ———— 48,6%

Alexandre Von —————————————— 141 ———— 27,2%

Márcio Pinto ——————————————– 39 ————– 7,5%

Socorro Pena ——————————————– 15 ————– 2,9%

Joaquim Hamad —————————————— 3 ————– 0,6%

Nenhum ————————————————- 36 ————– 6,9%

Sem resposta ——————————————– 33 ————– 6,4%

Total —————————————————- 519 ————-100%

METODOLOGIA DE PESQUISA:

Pesquisa quantitativa, por amostragem aleatória estratificada por cotas, realizando entrevistas pessoais, face a face e domiciliares, aplicando questionários estruturados junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

Plano Amostral Universo: Eleitores do Município de Santarém no Estado do Pará. Tamanho da amostra: 519 entrevistas. Técnica de amostragem: Na primeira etapa foi quantificado o número de entrevistas para cada setor por sorteio aleatório pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), de acordo com a população de eleitores dos mesmos. Na segunda etapa, os entrevistados serão selecionados por amostragem aleatória, obedecendo às quotas proporcionais de sexo: Masculino, 45%; Feminino 55%. Faixa etária: Entre 16 a 24 anos, 22%; 25 a 44 anos, 45%, Com 45 anos ou mais, 33%. Escolaridade: Até fundamental incompleto, 31%; Até médio incompleto, 22%, Até médio completo, 30%; Superior incompleto ou mais 17%. Nível econômico: Economicamente ativo, 62%; Economicamente não ativo, 38%, de acordo com o perfil do eleitorado.

Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis de sexo, idade, escolaridade e nível econômico, com base nos percentuais acima apresentados, caso ocorram diferenças superiores a quatro pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta realizada. Fonte de dados: TSE.

Estatística do eleitorado em julho de 2016 e IBGE (Censo 2000 e 2010). A área física de realização da pesquisa está descrita na amostragem quanto às zonas eleitorais e bairros. Margem de erro: 4,3% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

Sistema interno de controle e verificação Para a realização da pesquisa, se utiliza uma equipe de entrevistadores e supervisores contratados pelo VCHA Serviços Ltda. VERITATE PESQUISA DE OPINIÃO E MERCADO, devidamente treinados para a função. Após os trabalhos de campo, são escolhidos por amostragem aleatória simples 20% (vinte por cento) dos questionários aplicados pelos entrevistadores para verificação das respostas e da adequação dos entrevistadores aos parâmetros amostrais. Posteriormente todos os dados obtidos no campo são validados, codificados, digitados e analisados visando a consistência das informações.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 2º. Da Resolução TSE nº. 23.453/2015, Até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa, será ele complementado com os dados relativos aos bairros abrangidos; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 2º. da Resolução TSE nº. 23.453/2015, Até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa, será ele complementado com os dados relativos aos bairros abrangidos; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada): A área de abrangência da coleta é o município de Santarém/PA. A relação dos bairros selecionados para aplicação da amostra será apresentada até o 7º dia seguinte ao registro da pesquisa, conforme expresso no art. 2º, §6º da Resolução 23.453/2015 do TSE.

Fonte: Veritate Pesquisa de Opinião e Mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário