Informatica

Denúncia- Pacientes com Covid-19 morreram por falta de respiradores em hospital de Manaus

Em um dos casos, médicos chegaram a usar um saco plástico como respirador improvisado, segundo familiares. Estado já registra mais de 10 mil casos da doença.

Com Informação do G1 AM

Pacientes que poderiam sobreviver se tivessem acesso a um respirador morrem no Amazonas

Familiares de pacientes que estavam internados no Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, na Zona Leste de Manaus, relataram que parentes morreram por falta de respiradores na unidade de saúde. Em um dos casos, os médicos chegaram a usar um saco plástico como respirador improvisado. O número de casos confirmados de Covid-19 no estado ultrapassou a marca de 10 mil, com mais de 800 mortes.

Foi o caso do marido de Luiziane Rabelo, Leandro Jorge de Lima, de 44 anos. Os familiares denunciaram que não havia respirador disponível no hospital e, durante a internação de três dias, os médicos improvisaram um respirador com saco plástico.

"Ele sofreu muito. Ele não conseguia respirar e eles ficam falando que tem, todos os hospitais estão equipados. Tudo mentira", disse Luziane. Oficialmente, ele morreu de insuficiência respiratória aguda, pois o teste para Covid-19 ainda não ficou pronto.

No mesmo hospital, o consultor de vendas Sérgio Monteiro lamentou a perda do pai Antônio Telles da Gama, de 66 anos. Ele foi diagnosticado com o novo coronavírus, esperou oito dias por um respirador, mas só foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta quinta-feira (7). Ele utilizou o equipamento por apenas cinquenta minutos, antes de ter uma parada cardíaca e não resistir.

"Ele foi muito feliz para entubação, o meu pai. Muito feliz cara. O desejo que ele sempre teve era ter um respirador. Ele tinha esperança. Um desejo que ele sempre pediu desde o início. 'Eu quero um respirador, eu quero um respirador', e a gente não encontrou. A gente lutou, não encontrou. Quando encontrou, foi no final da vida dele. Muito triste", lamentou Monteiro.

Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM

Os médicos que atuam no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo relataram que não há respiradores para atender a todos os pacientes e que muitas vezes são obrigados a escolher quem vai ter acesso ao equipamento.

A direção do Hospital Platão Araújo afirmou que o paciente Antônio Telles da Gama recebeu todos os cuidados condizentes com a evolução do quadro de saúde dele. O hospital não se pronunciou sobre o caso de Leandro, que foi fotografado respirando em um respirador improvisado com saco plástico.

Sistema de saúde sobrecarregado

Por conta dos índices da Covid-19, o sistema de saúde do Amazonas está perto de um colapso. O governo admite que quase 100% dos leitos de UTI para pacientes de Covid-19 estão ocupados. Em Manaus, pacientes tiveram que passar a madrugada dentro de ambulâncias à espera de leitos em hospitais da rede pública de saúde, segundo o coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Contêineres frigoríficos foram instalados em unidades hospitalares de Manaus para comportar corpos, por conta do aumento de mortes. A medida foi tomada a repercussão de um vídeo que mostra corpos com suspeita de Covid-19 posicionados ao lado de pacientes internados no Hospital João Lúcio.

Ao todo, o Amazonas possui 6.710 leitos, entre a rede pública e privada. O Governo do Amazonas admitiu que o sistema de saúde do estado já apresentava insuficiência da capacidade de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) antes da pandemia da Covid-19.

Comentários