Informatica

Garimpeiros e Empresários de Itaituba se reúnem com políticos em Brasília

Uma comitiva, formada por garimpeiros, empresários, vereador e advogados, esteve em Brasília na última quarta-feira (23) para cumprir uma agenda com diversos políticos em defesa da classe garimpeira de Itaituba e Região.

Comitiva representa classe garimpeira em Brasília.

Segundo Roberto Katisuda, empresário do setor de máquinas pesadas na região, a voz dos garimpeiros foi ouvida por 4 deputados, sendo 3 do Mato Grosso e 1 do Pará, 3 senadores, 2 do Mato Grosso e 1 do Pará, e o Ministro do Meio Ambiente Edson Duarte. “Esse é o começo das nossas lutas e conquistas.” disse o empresário.

Em sessão, senador Matogrossense manifesta descontentamento à destruição causada pelo Ibama durante suas operações

Um dos parlamentares que defende a classe garimpeira, o senador José Medeiros, criticou o decreto criado em 2008 que autoriza excepcionalmente, em locais de difícil acesso, a inutilização de equipamentos pelo Ibama.

Em seu discurso ele falou do prejuízo causado, e fez uma comparação interessante, onde, por exemplo, caso a polícia apreenda um veículo carregado de cocaína, ela não pode atear fogo no mesmo, já que existe o princípio do contraditório. Ele sugeriu ainda que, ao invés de destruir, equipamentos sejam destinados para um município.

“Eu quero ver se uma mineradora grande tiver cometendo crime ambiental se o Ibama vai chegar e tocar fogo em todos os equipamentos, mas em cima de pobre é fácil fazer.” Disse o senador José Medeiros ao final de seu discurso

Com informações do Portal Giro

Comentários