Informatica

“Quadrilhão do MDB”: 42 testemunhas devem ser ouvidas em inquérito

Entre os acusados neste processo estão os ex-presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves; o ex-ministro Geddel Vieira Lima; o ex-assessor especial da Presidência, Rodrigo da Rocha Loures, e o coronel aposentado da Polícia Militar João Batista Lima Filho, amigo do presidente Michel Temer. A informação é do blog do Fausto Macedo, do Estado de S. Paulo.

Justiça Federal de Brasília atendeu pedido do Ministério Público e aceitou depoimentos. Depoentes são, na maioria, delatores da Lava Jato

POLÍTICA

O Juiz da 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Marcus Vinicius Reis atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e autorizou os depoimentos de 42 pessoas no processo em que amigos do presidente da República, Michel Temer, se tornaram réus. O grupo é acusado de integrar uma organização criminosa. A maioria das testemunhas é formada por delatores — 36 são colaboradores da Operação Lava Jato. Eles serão ouvidos no processo do chamado “quadrilhão do MDB”.

O caso foi desmembrado do processo que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF) e enviado para a 1ª instância após a Câmara dos Deputados negar o prosseguimento da denúncia em relação ao presidente Michel Temer.

Na semana passada, o magistrado brasiliense aceitou a denúncia e o aditamento feito pela Procuradoria da República no Distrito Federal para a inclusão do ex-assessor de Michel Temer, José Yunes, do amigo do presidente, o coronel João Baptista Lima Filho, e de três operadores ligados ao ex-deputado Eduardo Cunha.

Colaboradores

As 42 testemunhas a serem ouvidas são as mesmas indicadas pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot na denúncia apresentada à Corte, em setembro de 2017.

A maioria das testemunhas é colaboradora da Justiça. Entre eles, estão o doleiro Alberto Youssef, os empresários Emílio e Marcelo Odebrecht, os ex-executivos da empreiteira baiana Claúdio Mello Filho, Alexandrino Alencar, Benedicto Júnior e Pedro Novis. Os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa, Nesto Cerveró e Eduardo Costa Musa também serão convocados a falar. Outro nome da lista é do ex-diretor de Relações Institucionais da Hypermarcas Nelson Mello.

Fonte:  Metrópoles

Comentários