Informatica

Mais de 200 mil católicos reverenciam padroeira em Santarém

Milhares de fiéis católicos saíram às ruas de Santarém na manhã deste domingo para reverenciar sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, celebrando o Círio de número 98. No percurso do Círio várias homenagens aconteceram.

Novembro e dezembro são os meses mais esperados para o povo católico de Santarém, no oeste do Pará, por conta das festividades da padroeira da Diocese, Nossa Senhora da Conceição, evento que reúne e mobiliza milhares de devotos por toda a cidade. Além da festa religiosa, atrações culturais também marcam o período. O ponto alto da festa é o Círio da Conceição, onde os fieis percorrem as ruas do Município como forma de agradecer por bênçãos e milagre alcançados e ainda para pedir proteção à Santa.



A festa da Conceição 2016 traz como tema “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”, alusivo ao Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco e celebrado por católicos do mundo inteiro. Os eventos começaram em julho, com a celebração de envio da imagem peregrina e anúncio do cartaz da festa. A programação inclui diversas atividades, antes e depois do Círio de número 98, marcado para o dia 27 de novembro, conforme anunciou a coordenação.

Este ano, a coordenação anunciou três novidades. A 1ª Moto Romaria, que aconteceu no dia 15 de novembro, levou condutores de motos em um trajeto acompanhando a imagem de N. Senhora pelas ruas da cidade. A 1ª Remaria, no dia 26 de novembro, reuniu romeiros donos de embarcações de pequeno porte pelas águas do Rio Tapajós em frente à cidade. Já a 1ª Ciclo Romaria será no dia 4 de dezembro, onde os fiéis vão acompanhar a Imagem de bicicletas por ruas e avenidas da cidade.

Além das novidades, houve também mais uma edição do Círio Social, com a arrecadação de alimentos não perecíveis durante as visitas da imagem peregrina e nos eventos da programação, principalmente no dia do Círio. Os alimentos serão doados a Pastoral do Menor para a Campanha Natal Sem Fome, que este ano completa 20 anos ajudando famílias carentes a terem um Natal mais feliz. A imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição visitou até o dia 15 de novembro, dois mil lugares diferentes.






Comentários