Postagem em destaque

Nélio assina Ordem de Serviço para a 2ª etapa da Praça de Eventos

Assinada a Ordem de Serviço para 2ª etapa da Praça de Eventos O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o secretário Municipal de Infraest...

Flash

Poderá gostar também de:

Participe

Quem achou interessante

sábado, junho 11, 2016

Alguém pode viver sem coração? pode, leia essa reportagem.

Homem vive há mais de um ano sem coração

A expressão “você não tem coração” acaba de ganhar um significado literal: Stan Larkin, um americano de 25 anos, passou 555 dias sem o órgão. Como? Com um coração artificial portátil, que bombeava sangue para o seu corpo 24 horas por dia, 7 dias por semana - enquanto esperava um doador para o transplante, ele conseguiu até jogar basquete.

O órgão robótico, que substitui o de verdade, se chama SynCardia, um mecanismodesenvolvido pela Universidade de Michigan em 2001. Ele tem se tornado popular desde 2008, quando o Medicare (espécie de SUS dos EUA) começou a cobrir os custos da cirurgia. O motor do dispositivo fica do lado de fora do corpo, ligado ao sistema cardiovascular por meio de dois tubos, que bombeiam 9,5 litros de sangue por minuto. Apesar de ser meio desajeitado - são 6kg de fios e metais -, o SynCardia é pensado para ser prático: ele pode ser carregado na tomada ou no carro, e vem junto com uma mochila chamada Freedom, para que a pessoa não precise ficar de cama o tempo todo e possa viver com alguma autonomia.


O coração artificial, porém, só é indicado para pacientes que estejam realmente mal, e que não possam esperar nem um dia a mais por um transplante - exatamente o caso de Stan e seu irmão mais velho, Dominique. Ainda adolescentes, eles foram diagnosticados com cardiomiopatia, uma doença genética que pode causar parada cardíaca total (e não só de um dos lados do coração, como é mais comum). Nessa situação, nem um desfibrilador resolve, então para Stan e Dominique, restavam duas alternativas: o órgão artificial e o risco constante de morte.

Os irmãos passaram dois anos na lista de espera para um transplante - o dobro da média dos Estados Unidos - e colocaram o SynCardia como último recurso. Dominique usou o dispositivo só por algumas semanas antes de receber um coração de verdade, mas Stan não teve tanta sorte: foram 555 dias até aparecer um doador compatível. Em uma coletiva de imprensa, ele contou que a pior parte era não poder carregar suas duas filhas pequenas no colo e nem dar carona de cavalinho. Mas, fora isso, ele surpreendeu os médicos: viveu sua vida normalmente (ou o mais normal possível enquanto carregava uma mochila de 6kg plugada no peito).

Stan é uma das 1500 pessoas que receberam o SynCardia até agora nos Estados Unidos. Para 79% deles, o coração robô funcionou bem, e Larkin é o paciente que ficou mais tempo com a coisa plugada no peito. A descoberta é importante para ajudar quem está na lista de espera por um coração nos EUA.

Foto: Reprodução Universidade de Michigan

Yahoo Notícias













Veja também

Mensalidade da faculdade de Sasha Meneghel nos EUA custa R$ 13 mil
Yahoo Entretenimento

Procurando as melhores solteiras?
Yahoo EncontrosPatrocinado

Criticada, Maísa Silva bate boca nas redes sociais
Yahoo Entretenimento

'Fantasma' sinistro aparece em foto na floresta
Yahoo Notícias

Unasul pede diálogo junto com processo revogatório
AFP

Saiba o rumo do dólar frente ao real
Empiricus ResearchPatrocinado

16 sugestões de pastas melhores que o Ministério da Transparência
Yahoo Notícias

"Homem-árvore" vai abraçar a filha pela primeira vez
Yahoo Notícias

Vivi Orth, capa da Playboy, fala sobre como a profissão de modelo ajudou sua autoestima
Yahoo Vida e Estilo

Impressoras em oferta!
Ricardo EletroPatrocinado

Vítima de preconceito, Thammy Miranda dá resposta inusitada na web
Yahoo Entretenimento

Manifestantes protestam contra Temer na Paulista
AFP

15 perguntas sem noção que você só acha na Web
Yahoo Notícias

Ofertas Yahoo Shopping
Yahoo! ShoppingPatrocinado

EUA autorizam ressurreição de mortos
Yahoo Notícias

Morgan Freeman revela o que ele mais detesta em ‘Um Sonho de Liberdade’
Yahoo Cinema International




Ajuda
Privacidade
Sugestões
Sobre Nossos Anúncios
Termos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário