Informatica

Da tribuna vereadora diz que 78% das mulheres sofrem violência no Pará.

Violência contra a mulher no Pará subiu 78% em 2015

Os dados são do Ministério das Mulheres, com base nas ligações recebidas pelo Ligue 180, citados na tribuna pela vereadora Marcela Tolentino


Com base em matéria divulgada pelo Jornal O Liberal, edição de 01 de maio de 2016, a vereadora Marcela Tolentino disse, na tribuna, sessão desta segunda-feira, que em 2015, a violência contra a mulher em todo o Estado do Pará subiu 78 por cento. Conforme a publicação, o Ligue 180 registrou ao longo do ano passado cerca de 11 relatos por dia de agressão a mulheres no Pará, com um total de 3.927 ligações - taxa de 116,80 agressões a cada grupo de 100 mil mulheres do Estado. O número é 78% superior ao registro de 2014, quando foram anotadas 2.206 denúncias do Pará.
Os dados são do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, levantados com base nas ligações recebidas pelo telefone da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), um disque-denúncia que é a principal porta de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.
Desse total, 1.274 denúncias (32,5%) foram para relatar agressão física, o que representa mais de três acusações desse tipo de violência por dia. É quase o dobro do número denunciado no ano anterior, que fechou com 793 registros. O segundo tipo de violência mais relatado foi o de agressões psicológicas, com 625 ligações (16%).
Moção de aplauso - Marcela aproveitou para anunciar que está apresentando moção de aplauso ao projeto "Maria do Pará", que segundo a vereadora, com apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, desenvolve importante trabalho em favor da proteção à mulher, contra a violência e que, em Santarém está completando cinco anos de atuação.
A vereadora aproveitou para reconhecer o trabalho da Delegacia da Mulher em Santarém, ressaltando que para funcionar durante 24 horas a instituição precisa de mais quatro delegadas. Atualmente, só uma delegada está atuando.
Disse a vereadora que está solicitando do Governo do Estado a vinda de mais delegadas para a Delegacia da Mulher e a nomeação de novos delegados de policia também para Santarém, em substituição aos cinco delegados que são candidatos a cargos eletivos nas eleições deste ano e que precisam se desvincular do cargo seis meses antes do pleito, o que de acordo com ela, preocupa com relação à segurança pública.


Câmara de Santarém/ portal na hora

Comentários