Informatica

Corinthians está a dois pontos do sexto título nacional.

Hoje é dia de Corinthians

Melhor defesa do país virou arma surpresa do Corinthians para levar título.

Do UOL, no Rio de Janeiro


Jogadores sem característica de forte marcação compõem a melhor defesa do Brasileirão

Laterais ofensivos, três meio-campistas pouco acostumados ao trabalho sem bola e dois atacantes rápidos.

Não era para ser um Corinthians tão forte defensivamente. Nem para Tite, muito menos para Mano Menezes, que participou da montagem do elenco em 2014. Mas, nesta quinta-feira, pode ser um Corinthians campeão brasileiro contra o Vasco, em São Januário. Em parte, a um time 'mordedor' como não se esperava que fosse, pela essência de boa parte dos atletas.

A dois pontos do sexto título nacional, a equipe corintiana tem grandes possibilidades de sair campeã se, mais uma vez, não for vazada. Isso ocorreu em 17 dos 34 jogos do Campeonato Brasileiro - e, vale lembrar, o Vasco tem o pior ataque da competição. Entre os méritos atribuídos ao comando técnico está justamente esse: fazer marcar e se defender tão bem um time com membros sem esse perfil.

Mas, acima do mérito individual de cada jogador e de como foram preparados para defender, está o trabalho coletivo. A ideia de compactação entre os setores e a de jogo baseado em triangulações faz com que, esteja onde estiver no campo, a equipe corintiana tenha sempre seus atletas uns próximos aos outros. Se a bola é perdida e todos estão por perto, será mais fácil recuperar.

Tite, que fez até listras verticais sobre o gramado no CT Joaquim Grava para estimular essa compactação, conseguiu criar e aplicar um modelo de jogo em que, mesmo sem grandes marcadores além de Gil e Ralf, o Corinthians é forte na recuperação da bola. Isso, claro, também se deve ao espírito de competição colocado sobre cada jogador.

O principal caso envolve um dos protagonistas. Jadson, aos 32 anos, impressiona a comissão por se entregar tanto sem bola. Já Elias, de quem se desconfiava ainda poder realizar o vai-e-vem, deixou problemas físicos de 2014 para trás. E Renato Augusto, mais distante do gol, cresceu de produção e também contribui mais em desarmes. Com Mano, vale lembrar, o carrapato Petros tinha lugar cativo. Justamente porque se entendia ser necessário alguém para o trabalho sujo que agora é feito por todos. Até por Malcom e Vagner Love.

O crescimentos de todos os laterais no posicionamento defensivo é mais um mérito atribuído ao trabalho da comissão técnica. Desde Sylvinho, auxiliar que deixou o clube em dezembro, mas dedicou muito a Fagner e Uendel para que evoluíssem nesse aspecto. O experiente Edílson e o calouro Guilherme Arana vão pelo mesmo caminho. Cresceram ao longo de 2015 e jogarão em São Januário mais uma vez como titulares.

Com 11 pontos de vantagem sobre o vice-líder Atlético-MG a quatro rodadas do fim, o Corinthians irá se sagrar campeão se vencer no Rio, mas pode alcançar o feito com empate ou mesmo derrota, caso os mineiros não vençam o São Paulo no Morumbi.

FICHA TÉCNICA

VASCO x CORINTHIANS

Data e horário: 19/11/2015 - às 22h (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa - RS)
Auxiliares: Alessandro A Rocha de Matos (Fifa - BA) e Fabiano da Silva Ramires (ES)

Vasco: Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Diguinho e Serginho (Bruno Gallo); Rafael Silva, Andrezinho e Nenê; Riascos (Leandrão). Treinador: Jorginho

Corinthians: Cássio; Edilson, Felipe, Edu Dracena (Gil) e Guilherme Arana; Ralf; Jadson, Rodriguinho, Bruno Henrique (Renato Augusto) e Malcom; Vagner Love. Treinador: Tite.

Leia mais em: http://zip.net/bmspGV

Comentários