Informatica

Malversação de recursos públicos

Alenquer terra sem lei.

Prefeito de Alenquer acusado de desmando e malversação de recursos públicos


Cinco vereadores de oposição do Município de Alenquer, oeste do Pará, estiveram em nossa redação, para denunciar diversos problemas que estão acontecendo aos munícipes por conta da má administração do prefeito Flávio Marreiro (SDD). Os vereadores Dedezinho (SDD), Zé Peba (PDT), Celso Raposa (DEM), Professor Odair (PR) e Roberto Simões (SDD) afirmam que vão procurar o Ministério Público Federal (MPF) para impetrar uma ação denunciando a má aplicação dos recursos públicos, nas áreas da saúde, educação e infraestrutura de Alenquer.
Para o vereador Zé Peba, todo mundo diz que o País está passando por uma crise, mas em Alenquer estão passando por uma situação preocupante. Ele aponta que Flávio Marreiro está fazendo uma gestão ruim em Alenquer, onde recentemente o Governo do Estado liberou 12 quilômetros de asfalto e, que a contrapartida da Prefeitura seria a construção do meio-fio, mas até o momento não foi feito nenhum metro da obra que o Prefeito seria responsável.
“Até agora a Prefeitura não construiu nenhum metro do meio-fio. Devido a esse problema, o asfalto que foi feito está se acabando. A gente fica triste, porque esse Prefeito não faz nada pelo povo, que vive sofrendo sem nenhum tipo de atenção. As mazelas estão acontecendo e o povo está em uma situação calamitante”, dispara Zé Peba.
Segundo ele, existe uma quantia de madeira que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) doou para a Defesa Civil de Alenquer, mas até agora o Prefeito não fez o produto florestal chegar aos ribeirinhos, que estão sofrendo por falta de ajuda. “Pra mim, um Prefeito que não sabe administrar o dinheiro público não serve pra nada! Pede pra sair Prefeito, porque não tem condições… O povo está sofrendo! Na área de saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente o Prefeito não está fazendo nada. A iluminação pública que todos os meses é arrecadado dinheiro, não existe sequer uma lâmpada em um poste e todos os meses é descontado do consumidor. É de indignar ver uma situação dessas!”, desabafa Zé Peba.
SAÚDE PÚBLICA: De acordo com o vereador Dedezinho, a oposição está reivindicando saúde pública de qualidade no município de Alenquer, por conta da população estar passando por diversos problemas relacionados ao atendimento. “Eu, como Vereador, já pedi a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os problemas na saúde pública de Alenquer, mas infelizmente não conseguimos. A gente vê a precariedade no atendimento à população, como falta de medicamentos e seringas descartáveis não existe. Hoje as farmácias estão distribuindo amostra grátis, que são remédios dados aos pacientes com idade avançada e, que está sendo distribuído como receita na farmácia básica de saúde. Isso é lamentável o que está acontecendo!”, reclama o parlamentar.
INFRAESTRUTURA: Em relação à infraestrutura, segundo o vereador Celso Raposa, hoje Alenquer está em total abandono. Ele denuncia que as máquinas se encontram sucateadas, por falta de uma boa administração e de respeito ao dinheiro público e, que por conta disso as ruas apresentam péssima qualidade. “Fomos contemplados com 12 quilômetros de asfalto pelo Estado, mas o Prefeito não cumpriu o acordo de construir o meio-fio. O asfalto é de boa qualidade, mas por conta de não ter o meio-fio, já está se quebrando. Alguns meios-fios que estão sendo feitos, é o povo que está mandando fazer. Então, isso é um desrespeito”, aponta o parlamentar.
Celso Raposa revela que existe um trator de esteira, que está abandonado há mais de oito meses na Comunidade de Cojubim e, que os comunitários estão recebendo ajuda do vizinho município de Monte Alegre, onde a Prefeitura de Alenquer é quem deveria começar e finalizar a obra de manutenção do ramal. “Esse ramal só está sendo feito, porque o prefeito de Monte Alegre está dando o combustível e ajuda necessária. O prefeito de Alenquer, por não ter respeito com povo, através do secretário de infraestrutura Neguinho, está com três meses que não dá nenhum tipo de ajuda aos comunitários”, denuncia o Vereador.
Celso Raposa comenta que a população de Alenquer está pedindo socorro à Câmara, mas que a oposição está tendo dificuldades, porque de um total de 10 vereadores, apenas 5 são contra as atitudes ruins tomadas por Flávio Marreiro. “O prefeito está direcionando a venda de algumas máquinas em troca de peças para uma empresa. O problema é que ele não coloca o nome da empresa. Já protocolamos um processo na Promotoria Pública, porque queremos cancelar. Queremos que isso seja feito através de leilão e, que seja aberto para o público participar do evento, porque as máquinas são do povo. A gente desconfia que seja uma empresa fantasma, até porque o Prefeito não revela o nome”, argumenta Raposa.
EDUCAÇÃO: Em relação à educação pública, o vereador Odair garante que nunca tinha acontecido na história do município de Alenquer uma greve atrás da outra. “Revogaram o PCCR dos professores, aprovado em 2012. As escolas que são feitas no Município são com recursos do PAC do Governo Federal, assim como quadras e coberturas dos educandários. Obras com recursos do Município não existem, hoje, em Alenquer”, afirma Odair.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto

Comentários