Informatica

Na Corrida ao Governo do Pará, pesquisa aponta filho de Jader em primeiro lugar segundo Ibope.

Embora seja notória a vendeta entre os proprietários de “O Liberal” versus “Diário do Pará”, a irascível fixação do primeiro com o candidato a governador do PMDB, tem motivo no temor desenfreado de ver o herdeiro político do senador Jader Barbalho tomar assento no Palácio dos Despachos.




Como todas as sondagens eleitorais de consumo interno apontam Helder Barbalho com maior intenção de votos que Simão Jatene, a linha editorial de “O Liberal” carrega nas tintas, diariamente, contra aquele, e Simão Jatene perdeu a fleuma e gasta 70% do seu discurso a desancar Helder.


Não obstante os tiros contra Helder, os convênios assinados com prefeituras, pelo governador em pleno borbulhar eleitoral, os quilômetros de asfalto sendo feitos, em período vedado, como prenda aos prefeitos e torque de campanha, “O Liberal” publicou hoje (17) pesquisa do Ibope com o candidato do PMDB à frente de Simão Jatene (PSDB), desmentindo o alardeado pelo tucanato de que Simão Jatene gozava de folgada dianteira na corrida ao Palácio dos Despachos.

Embora sondagens do PMDB reportem um resultado mais favorável a Helder, abaixo está o resultado da pesquisa do Ibope, que revela uma eleição acirrada e, sobretudo, comprova o tutano de Helder para enfrentar uma fabulosa máquina que o PSDB sempre soube usar:



> Rejeição

Simão Jatene é o candidato mais rejeitado. O menos rejeitado é o candidato do PSOL, Marco Carrera:



> Para o senado

A pesquisa do Ibope mostra, idem, uma acirrada disputa na corrida para o Senado que, esse ano, renova apenas uma cadeira



Observa-se que a tática que tem dado certo no Pará, do “senador do governador”, ainda faz água para a corrida atual: o vice-governador Helenilson Pontes (PSD), apesar de ser o franco candidato de Simão Jatene, e gozar de todas os prazeres da máquina do governo, amarga 4%, abaixo do candidato do PV, Professor Simão, que não goza de estrutura alguma.

> Avaliação do governo de Simão Jatene

A maioria da população paraense acha o governo de Simão Jatene apenas regular e a soma dos que acham o governo ruim e péssimo (28%) é maior do que aqueles que o acham ótimo ou bom (26%):



> Avaliação da forma de governar de Simão Jatene

Os percentuais de aprovação e desaprovação da forma como Simão Jatene conduz o governo são praticamente iguais. A desaprovação de 47% dos paraenses é uma rejeição alta para um governador que tenta a reeleição.



A pesquisa, contratada pela TV Liberal, foi realizada entre os dias 11 e 14 de agosto, com 812 eleitores de 44 municípios, e está registrada no TRE-PA sob o número PA-00004/2014.

Estranhamente, o Ibope, que sempre aponta margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, aumentou a sua margem de erro nesta pesquisa, apontando 3 pontos percentuais para mais ou para manos.

> Comentário vigente

Em campanha pelo nordeste do Pará, recebi vários telefonemas, e ouvi de vários interlocutores: “se o Liberal está mostrando o Helder com um ponto na frente, é sinal que ele está com muito mais…”.

Como cantou o Ataulfo Alves na bela “Pois é”, “a maldade dessa gente é uma arte..”.

Extraido do Blog do Parsifal 

Comentários