Informatica

Apresentador de televisão toma posse segunda feira.

Tabosa irá ocupar o lugar da vereadora do PSD Glória Carrate

Posse de Tabosa está marcada para segunda-feira

Justiça Eleitoral determinou que a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) dê posse ao apresentador de TV no lugar hoje ocupado por Glória Carrate
Acritica
JANAINA ANDRADE



Ronaldo Tabosa, na eleição de 2008, se passou pelo filho para elegê-lo a vereador. Vereadora Glória Carrate garantiu o assento na CMM por meio de uma medida judicial (Clóvis Miranda e Luiz Vasconcelos)



O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Bosco Saraiva (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (12) que a posse do apresentador de TV Ronaldo Tabosa (PP) na vaga da vereadora Glória Carrate (PSD) deverá acontecer na próxima segunda-feira. A declaração foi dada após o parlamentar receber a notificação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) informando a decisão emitida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) João Otávio de Noronha determinando o cumprimento imediato do restabelecimento da diplomação de Tabosa no cargo de vereador.

“A CMM aceita com tranquilidade a decisão do TRE, e agora estou encaminhando para a Procuradoria da Câmara e para a Diretoria Legislativa para que tomem as providências necessárias à posse do vereador Tabosa já na segunda-feira. Nós somos legalistas e como tal vamos cumprir a risca aquilo que é a regra nacional”, disse Bosco.

Tabosa não assumiu o posto em janeiro de 2013, mesmo tendo sido eleito com 6.418 votos, no pleito do ano anterior. O apresentador de TV foi sétimo mais votado na coligação formada pelo PP, PSD e PCdoB. Glória Carrate (PSD) obteve 6.266 votos.

A guerra judicial por essa vaga na CMM iniciou pouco depois da diplomação dos eleitos, quando a primeira suplente dele, Glória Carrate (PSD) entrou com um Recurso Contra Expedição de Diploma (Rced) para cassá-lo e assumir a vaga.

Ronaldo Tabosa teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por ter sido considerado inelegível até 2019 após a condenação em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), ainda em 2009. Na época, o candidato era o filho de Tabosa, Jander Tabosa, que, segundo o TRE-AM usou a imagem do pai para conseguir votos durante o horário eleitoral gratuito e também no decorrer da campanha.

Em 2012, Carrate era suplente na mesma coligação da qual Tabosa fazia parte a “Melhor pra Manaus” e assumiu o mandato no lugar de Tabosa em janeiro de 2013 por meio de uma medida liminar. Ele recorreu da decisão e o TRE-AM negou-lhe o recurso. A vereadora ingressou com uma Aime pedindo a cassação de Tabosa. O pedido foi negado pelo juiz eleitoral Abraham Campos.

Tabosa ingressou no TRE-AM com um recurso contra a expedição do diploma da vereadora e um recurso no TSE requerendo a sua diplomação, o que foi concedido liminarmente pelo ministro João Otávio de Noronha no dia 3 de fevereiro deste ano. A decisão só foi publicada no dia 5 deste mês.

Na segunda-feira, o oficial de Justiça, Thiago edwards esteve na CMM para notificar a presidência, no entanto a ausência de um documento forçou o oficial a retornar ao cartório eleitoral da 65ª zona eleitoral.

Vereadora entra com recurso

A vereadora Glória Carrate (PSD) declarou nesta quarta-feira já ter entrado com um recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) para manter o mandato, mas não disse que justificativas utilizou para tentar modificar a decisão que deu o cargo a Tabosa.

“Não cabe aqui ficar divulgando quais argumentos apresentei no recurso que apresentei. Estaria entregando as informações nas mãos do meu concorrente (Tabosa), argumentou Carrate.

“Irei me curvar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral em empossar ele (Tabosa), e irei aguardar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral quanto ao meu recurso”, declarou a vereadora.

Glória Carrate é vereadora há 13 anos. Atuou na Câmara Municipal de Manaus nas legislaturas de 2001 a 2004; de 2005 a 2008; de 2009 a 2012 e de janeiro de 2013 até a presente data. A parlamentar é a atual líder do PSD na CMM e amiga pessoal do governador Omar Aziz (PSD).

Comentários