Informatica

Pensamento do dia


Pensamentos na Aldeia

Os nossos pensamentos transformam-se em palavras, falando ou escrevendo, pois temos o bom costume de quase sempre pensarmos antes de falar...
Mas também sucede o contrário: frases ou citações que ouvimos ou lemos fazem-nos pensar. É uma forma de descobrirmos coisas novas, aproveitando a experiência e a sabedoria de outras pessoas.
Há pensamentos que atravessaram os anos e os séculos, sem se fazerem pó, talvez porque receberam a missão de nos iluminarem, de nos intrigarem, de nos divertirem, de nos servirem de inspiração.
Alguns dessas mensagens inspiradoras servem para lema de uma vida inteira; outros, para colocar no Orkut ou para partilhar no Facebook. Para fazer um amigo reflectir ou para brincar com ele.
Muitas vezes essas frases servem apenas para revestir ideias em que já tínhamos pensado mas não sabíamos traduzir em palavras. Noutros casos, entram dentro de nós, talvez escavando, e tornam-se nossas apesar de resistirmos: nestas ocasiões há crescimento e aprendizagem.
Nada disto tem pouca importância.
Aquilo que pensamos é o motor do nosso comportamento. Assim, acabamos por ganhar hábitos que, uma vez estabelecidos, marcam o nosso carácter. Tihamer Toth escreveu: «Semeia um pensamento e colherás um desejo; semeia um desejo e colherás a acção; semeia a acção e colherás um hábito; semeia o hábito e colherás o carácter».
(Paulo Geraldo)

Comentários