Informatica

Museu do Círio abre exposição sobre devoção nazarena no Pará

BELÉM - Quem acompanha a maior manifestação religiosa do mundo, que é o Círio de Nazaré, pode não saber, mas existem dezenas de outros municípios do Pará que celebram, todos os anos, a devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Buscando conhecer quais são essas localidades é que o Museu do Círio iniciou, em 1994, o mapeamento e a sistematização dos festejos religiosos de 50 municípios, com o objetivo de compreender e registrar sua história e peculiaridades. A informação é do Portal Cultura.

Em 2007, ampliando essa ação, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) através Museu do Círio retomou o projeto “Nazaré de Todos Nós” e escolheu 12 dessas localidades (Vigia, São João de Pirabas, Barcarena, Marabá, São Miguel do Guamá, Petimandeua e Boa Vista, Apeú e Macapazinho, Moju, Bragança e Cametá) para a pesquisa. O resultado desse trabalho foi a exposição com o mesmo nome, apresentada ao público em setembro e outubro, na Galeria Fidanza, Shopping Iguatemi, IAP e Estação da Docas.

Este ano foram mais 12 municípios selecionados para projeto: Abaetetuba, Colônia do Prata (Igarapé-Acú), Ananindeua, Curuai (Santarém), Mãe do Rio, Maracanã, Magalhães Barata, Muaná, Oeiras do Pará, Soure, Ourém e Tucuruí.

Exposição

A abertura da exposição com o resultado do trabalho será dia 18 de setembro, às 19 horas, na Sala Antônio Parreiras, do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). O lançamento terá a presença do Secretário de Estado de Cultura, Edílson Moura e do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta.

A exposição é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museu e Memoriais (Sim) e Museu do Círio. O evento tem ainda o apoio da Paratur, Instituto de Artes do Pará, MHEP, Belém Shopping Iguatemi, Associação Amigos dos Museus do Pará (AMU) e Só Flores.

Fonte: Portal Cultura - NR

Comentários